Uma pesquisa divulgada pela ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) revela sinais de recuperação no setor, com desempenho melhor do que o projetado no mês anterior. A avaliação das vendas no mercado interno em outubro foi predominantemente moderada, com 5% dos associados avaliando o desempenho como muito bom, outros 27% como bom, 50% como regular, 14% como ruim e 5% como muito ruim.
Em comparação aos resultados de setembro, houve uma moderação: no mês anterior, 18% consideraram o desempenho muito bom, 36% bom, 27% regular, 14% ruim e 5% muito ruim. O estudo revela ainda que a utilização da capacidade instalada se manteve estável em 74% em outubro, mesmo percentual registrado em setembro. Já o prazo médio de financiamento reduziu para 50 dias, ante 55 dias em setembro.
Para novembro, a projeção das empresas aponta para manutenção do cenário de forma positiva, com 41% projetando bom desempenho, 45% regular, 9% ruim e 5% muito ruim. Em relação às intenções de investimento, 55% das indústrias planejam investir nos próximos 12 meses, sendo que 36% focam em modernização dos meios de produção e 18% em expansão da capacidade.
“Observamos sinais encorajadores para o setor neste mês. A retomada significativa nas intenções de investimento, com aumento de 11 pontos percentuais, e as projeções positivas para novembro demonstram a confiança das indústrias no futuro próximo.
Esses indicadores reforçam o momento positivo que o setor atravessa”, comenta Paulo Engler, presidente da ABRAMAT.