Células de combustível de hidrogênio ganham espaço nos setores de transporte e logística do Chile

A empresa chilena de soluções de transição energética IEE se tornou a representante latino-americana da fornecedora americana de células de combustível e eletrolisadores Plug Power.

O acordo de parceria deveria ser oficialmente selado durante a conferência de hidrogênio verde Hyvolution no Chile esta semana.

A IEE importará e reformará unidades Plug Power para uso no setor de logística do Chile, incluindo empilhadeiras para armazéns. A GH2, empresa parceira da IEE, atenderá o mercado brasileiro.

As unidades de células de combustível trazidas para a região para reforma serão aquelas fornecidas nos EUA pela Plug Power para empresas como a gigante do comércio eletrônico Amazon e que estarão no fim de sua vida útil contratada.

O objetivo é reduzir o custo de projetos que utilizam células de combustível e, consequentemente, atrair investimentos associados para a região.

A gigante varejista americana Walmart já instalou uma unidade de produção de hidrogênio verde em um centro logístico no distrito de Quilicura, em Santiago, para produzir o combustível para empilhadeiras e um caminhão de transporte rodoviário — o primeiro desse tipo no Chile.

O Walmart também planeja abrir um posto de abastecimento de hidrogênio em colaboração com diversas partes interessadas, incluindo o grupo energético local Copec . Um caminhão de pátio com célula de combustível de hidrogênio também está em desenvolvimento.

Além disso, durante o Hyvolution, as partes interessadas anunciaram que um ônibus movido a hidrogênio estava planejado para ser lançado em Santiago.

O piloto foi formalizado em um documento de projeto assinado pela iniciativa de transporte de emissão zero HidroHaul – apoiada pela agência estatal de desenvolvimento Corfo – juntamente com a desenvolvedora de business case de mineração Mining3, a empresa de soluções de logística de carbono zero Marval Clean Logistics, o Walmart Chile e a Copec. O ônibus será operado pela RBU Santiago, operadora do sistema de transporte público RED da capital, e obterá hidrogênio da unidade do Walmart em Quilicura. Uma divisão do Ministério dos Transportes liderará o piloto e avaliará a viabilidade prática de ônibus movidos a hidrogênio.

Hoje, Santiago tem a maior frota de ônibus elétricos de qualquer cidade fora da China.

“Estamos criando um ecossistema robusto a partir do nosso centro de distribuição em Quilicura, onde já somamos a chegada do nosso primeiro caminhão movido a hidrogênio verde, a inauguração do único posto de abastecimento de hidrogênio da América Latina e uma planta pioneira de hidrogênio verde. Isso nos permitirá viajar pelo Chile com energia renovável e, hoje, também estamos adicionando a função de ser o ponto de recarga do primeiro ônibus movido a hidrogênio verde da RED em Santiago”, disse Matías De Lorenzo, gerente de cadeia de suprimentos do Walmart Chile.

O Chile, que pretende atingir emissões líquidas zero até 2050, está descarbonizando sua rede elétrica e estendendo esforços para setores como mineração, logística e transporte.

Em notícias relacionadas, a Corfo está oferecendo subsídios de até US$ 6 milhões (milhões) para projetos que estimulem a oferta e a demanda por hidrogênio verde/derivados nas regiões de Santiago e Valparaíso. Os projetos elegíveis devem envolver volumes mínimos de 100 t/ano. As inscrições devem ser feitas até 30 de outubro.

O governo também tramita no Congresso um projeto de lei de crédito tributário de US$ 2,8 bilhõespara promover o desenvolvimento do hidrogênio. A medida foi bem recebida e discutida na Hyvolution.

Propõem-se créditos fiscais especiais para produtores de hidrogênio com projetos de exportação na região de Magalhães. Em outras áreas, os incentivos se concentram na demanda.

No entanto, a indústria de Magallanes manifestou preocupação com uma proposta que exige o pagamento antecipado de uma taxa de desenvolvimento regional equivalente a 1% do investimento do projeto. Partes interessadas do setor argumentam que isso pode prejudicar a economia do projeto, na busca por reduzir a diferença de custo entre o hidrogênio limpo e os combustíveis fósseis.

Em Magallanes, as empresas estão se concentrando na produção de derivados de e-combustíveis e amônia verde.

Esta semana, a agência de revisão ambiental SEA concedeu a primeira licença concedida a um grande projeto de hidrogênio verde .

Compartilhe esse artigo