Lançado edital de ferrovia que vai ligar o Atlântico ao Pacífico

Imagem da notícia

A Infra S.A. publicou, nesta quinta-feira (4), o edital para a contratação de obras em um trecho de 35,75 quilômetros da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL II), que atravessa os municípios de Guanambi e Caetité, no sertão da Bahia. O investimento estimado é de R$ 507,1 milhões e inclui tanto a execução do chamado Lote 05FC quanto a elaboração dos projetos de engenharia necessários para a expansão da ferrovia.

De acordo com o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, o lançamento do edital representa mais um passo importante para a conclusão da ferrovia. “A FIOL II vai reduzir custos logísticos e ampliar a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional. Este edital reforça o compromisso da Infra S.A. em entregar uma infraestrutura moderna, eficiente e essencial para o desenvolvimento sustentável do Brasil”, afirmou.

Um dos pontos de destaque é a revisão do traçado ferroviário, que anteriormente margeava a Barragem de Ceraíma, reservatório de água que abastece municípios da região. A mudança, segundo Bastos, garantiu um percurso mais sustentável, mitigando riscos ambientais e sociais.

Para o secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, a publicação do edital representa a superação de um impasse de mais de uma década. Ele destacou que o novo traçado permitirá a construção do trecho entre Caetité e Barreiras, consolidando a FIOL II como eixo estratégico para o transporte de até 50 milhões de toneladas de grãos e minérios, fortalecendo o chamado Corredor Fico-Fiol.

Corredor logístico e rota bioceânica

A FIOL é considerada uma das ferrovias estruturantes do Brasil, com papel decisivo para o escoamento da produção agrícola do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e para o fortalecimento da economia do Nordeste. Segundo o diretor de Empreendimentos da Infra S.A., André Ludolfo, o avanço das obras também trará impactos imediatos, como geração de empregos e dinamização da economia local, além de consolidar o país como hub logístico para mercados andinos e asiáticos.

O traçado da FIOL prevê conexão com a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO), em Mara Rosa (GO), formando um corredor ferroviário bioceânico que ligará o Porto de Ilhéus (BA) ao Porto de Chancay (Peru). O projeto integra o Plano Plurianual (PPA) 2024/2027 e tem recursos garantidos no orçamento federal.

As propostas deverão ser apresentadas pela plataforma Licitações-e, do Banco do Brasil, com critério de menor preço. A sessão pública de abertura ocorrerá na data e horário previstos no edital, disponível no site da Infra S.A. e na própria plataforma.

Compartilhe esse artigo