Financiamento de carros e caminhões em queda

Balanço da B3 divulgado nesta sexta-feira, 5, mostra queda nos financiamentos de automóveis, comerciais leves e veículos pesados em agosto frente a julho e também sobre o mesmo mês de 2024, enquanto as vendas de motos a prazo cresceram nos dois comparativos.

Os veículos leves, incluindo novos e usados, apresentaram recuos de, respectivamente, 4,5% e 5,6% comparado, índices ainda maiores no caso dos pesados, que chegaram a 9,9% e 15,9% pela mesma ordem.

Já a comercialização financiada de motos no Brasil cresceu 10,3% em agosto sobre o mesmo período de 2024 e 6,5% sobre julho.

No total, as vendas financiadas de veículos 0 km e também usados somaram 622 mil unidades no mês passado, registrando uma queda de 1,5% em comparação a agosto de 2024 e de 2,7% em relação a julho de 2025

No acumulado dos primeiros oito meses de 2025, os negócios financiados no mercado automotivo somaram 4,67 milhões de unidades, entre novas e usadas, o que representou apresentou recuo de 0,4% em relação ao período de janeiro a agosto de 2024, o equivalente a 20 mil unidades financiadas a menos.

Segundo Daniel Takatohi, superintendente de Produtos de Financiamentos na B3, considerando todos os segmentos, o resultado de agosto por dia útil representa o melhor resultado do ano, com 29,6 mil veículos financiados.

As motos tiveram peso nesse desempenho, visto que nos ano já se verifica uma desaceleração nos financiamentos como um todo.

No caso dos caminhões, a queda nas vendas neste segundo semestre é atribuída pela Fenabrave aos juros altos, que têm gerado adianmento dos investimentos em renovação de frota. Também a venda de carros no varejo tem sido prejudicada pelo crédito mais elevado.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias