A empresa Infra BR V Missouri Holding, do grupo Pátria, venceu o leilão do lote Paranapanema, corredor de 285 km que liga Itapetininga a Ourinhos, em São Paulo.
O grupo ofereceu 11,6% de desconto sobre a contribuição financeira que o governo paulista terá de fazer ao projeto, superando a proposta das outras duas concorrentes.
O certame foi realizado nesta sexta-feira (5) na sede da B3, em São Paulo. Também participaram da disputa CS Infra e um consórcio com a Galapagos Capital.
O leilão foi decidido na etapa viva-voz, quando as empresas vão aumentando seus lances uma após a outra. Foram classificados para esta etapa o consórcio Viaja+SP e o fundo do Grupo Pátria. No entanto, o projeto foi decidido logo na primeira rodada.
O projeto prevê R$5,8 bilhões em investimentos ao longo dos 30 anos de contrato para ampliar a segurança viária, dar mais fluidez ao tráfego e impulsionar o desenvolvimento regional, cujo modelo é o de PPP (parceria público-privada), em que a concessionária recebe um pagamento do governo, chamado de contraprestação.
O pacote de obras inclui a duplicação de 147 km de rodovias, 29 novas passarelas, 84 paradas de ônibus e 56 km de acostamentos. Também estão previstos 13 km de vias marginais, 15 dispositivos em desnível e 39 em nível.
O Lote Paranapanema abrange trechos da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), além de rodovias complementares (SP-189, SP-278, SPA-204/270, SPA-245/270, SPA-326 e SPA-312).
A rodovia corta o estado de leste a oeste e serve como ponto de ligação da capital a cidades como Sorocaba, Assis e Presidente Prudente. Aposta do governo de São Paulo, o agronegócio será um dos grandes beneficiários com a reforma, uma vez que a Raposo é um dos principais eixos logísticos rodoviários do país e terá sua capacidade de escoamento ampliada, sobretudo na ligação com o porto de Santos.
O valor máximo a ser desembolsado pela gestão estadual definido em edital era de R$310 milhões por ano. O desconto ofertado pelo Pátria incide sobre esse montante.