A mineração provoca mudanças profundas nas cidades onde se instala. Ao longo da operação de uma mina, e também após o encerramento de projetos, os municípios vivenciam desenvolvimento econômico, geração de empregos, criação de serviços terceirizados e infraestrutura para sustentar a atividade e garantir o escoamento da produção. Além disso, recebem a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), contrapartida paga por empresas aos municípios, estados e à União pela utilização dos recursos minerais em seus territórios.
Entre os projetos voltados à realidade dessas localidades, a Gerdau contribui com a construção e melhoria de habitações. O programa Projeto Reforma que Transforma atua diretamente na mudança dessa condição em cidades onde a companhia possui unidades de mineração. Para Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, a iniciativa é uma maneira de deixar um legado nas comunidades.
“Atuamos diretamente na reforma e na construção de casas para pessoas que vivem em uma condição inaceitável de moradia. Muitas delas não têm banheiro dentro de casa ou vivem em residências com paredes mofadas. Fazemos empréstimos com juros subsidiados ou, em muitos casos, oferecemos o recurso para que essas famílias tenham uma condição adequada de habitação. Essa é a forma que encontramos de deixar um grande legado para os municípios”, detalha Werneck.
O projeto atende famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, sem acesso a recursos, mão de obra qualificada e conhecimento técnico para melhorar suas casas. Além de promover a melhoria dos lares, o programa contribui para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios.
O déficit habitacional brasileiro ainda é um desafio. Segundo a Fundação João Pinheiro (FJP), o déficit habitacional do Brasil totalizou 6 milhões de domicílios, o equivalente a 8,3% do total de habitações ocupadas no país.
Investimentos em moradia
Por meio da prestação de serviços de reformas residenciais, a Gerdau já investiu mais de R$ 40 milhões em cidades em que atua, beneficiando 50 mil pessoas em 10 anos. O serviço de melhoria das casas inclui o projeto, fornecimento de materiais e profissionais especializados, sendo executado com o kit reforma. Esses benefícios são concedidos via crédito em um modelo de financiamento inclusivo, com juros abaixo do mercado, ou por meio de subsídio integral para famílias de baixa renda que vivem em moradias sem condições ideais.
Segundo dados da empresa, 900 reformas já foram realizadas, beneficiando mais de 2.900 pessoas. Desse total, 84% são mulheres.