
O governo federal lançou uma licitação para a expansão de um trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), com investimentos estimados em 507 milhões de reais (US$ 93 milhões).
A licitação envolve a construção de um trecho de 35,75 km entre os municípios de Guanambi e Caetité, na Bahia, bem como os projetos de engenharia necessários à execução, segundo o Ministério dos Transportes. O trecho é conhecido como lote 05FC.
As empresas interessadas em participar devem submeter propostas exclusivamente pela plataforma Licitações-e do Banco do Brasil, observando o critério de menor preço.
– O edital está disponível neste link.
A FIOL é dividida em três segmentos: FIOL I, FIOL II e FIOL III. Após a conclusão, a ferrovia terá 1.527 km de extensão, conectando os estados do Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. Há também planos futuros para conectar polos de produção no Brasil ao porto de Chancay, no Peru.
O governo brasileiro vem aumentando o investimento público no projeto FIOL para superar os desafios relacionados à participação do setor privado.
Em 2021, a Bahia Ferrovias, unidade da Bahia Mineração (Bamin), garantiu a concessão de 35 anos para construir e operar o trecho FIOL I, com 537 km.
Recentemente, a Bamin, controlada pelo Eurasian Resources Group (ERG) do Cazaquistão, suspendeu as obras na FIOL I em meio a negociações sobre uma possível venda da empresa.
Enquanto isso, a FIOL II está atualmente em construção e é administrada pela estatal Infra SA, enquanto a FIOL III continua em estudo e deverá ser leiloada para o setor privado.
“Esse aporte do governo vai contribuir para que seja realizado, no ano que vem, o leilão da ferrovia, que fará a integração de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, até o Porto de Ilhéus, na Bahia. Isso dará condições de ligação em direção a Chancay, no Peru, formando um Corredor Bioceânico no país,” afirmou Leonardo Ribeiro, secretário nacional de transportes ferroviários do Ministério dos Transportes, em comunicado.
“A nova solução é histórica, pois há 15 anos o governo tentava viabilizar a construção deste trecho,” acrescentou.