Tarifaço: confira os bastidores da missão da indústria brasileira aos EUA

Entre os dias 3 e 4 de setembro, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) liderou uma missão empresarial a Washington (EUA) com o objetivo de abrir canais de diálogo para reverter ou reduzir as taxas adicionais de importação sobre produtos brasileiros impostas pelo governo dos Estados Unidos.

Cerca de 130 empresários e representantes de associações de setores industriais participaram da agenda, que incluiu reuniões em gabinetes oficiais, encontros com empresas norte-americanas, em defesa da indústria brasileira. Veja, nos vídeos, os bastidores da cobertura da missão!

Dia 1: como foi a chegada da comitiva e os primeiros encontros em Washington?

A missão reuniu líderes industriais e diplomatas em encontro com a embaixadora do Brasil nos EUA, Maria Luiza Viotti, e reuniões com empresas e autoridades norte-americanas. Na pauta: a ampliação das exceções ao “tarifaço” e proteção da competitividade dos produtos brasileiros. O presidente da CNI, Ricardo Alban, ressaltou que o diálogo técnico e racional é essencial para avançar nas negociações, destacando a necessidade de diálogo e cooperação entre os dois países.

Além disso, o embaixador Roberto Azevêdo, consultor da CNI, discursou no Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR), defendendo a importância da parceria bilateral. Ainda na quarta-feira (3), Alban e Azevêdo se reuniram com o vice-secretário de Estado dos EUA, Christopher Landau, no Capitólio.

Dia 2: veja os bastidores das reuniões em defesa da indústria brasileira nos EUA

Entre as negociações para o futuro, Alban apresentou três setores estratégicos para a relação econômica entre Brasil e Estados Unidos: a pesquisa em insumos de data centers, o uso da energia renovável brasileira na produção de combustível sustentável de aviação (SAF) e os estudos sobre minerais críticos e terras raras.

A agenda terminou na quinta-feira (4) com o Diálogo Empresarial Brasil-EUA, que reuniu Alban (CNI), Neil Bradley (US Chamber), Abrão Árabe Neto (Amcham Brasil) e Lisa Schroeter (Dow). Os painéis setoriais debateram os impactos das tarifas e, no encerramento, Roberto Azevêdo apresentou caminhos para fortalecer a parceria econômica entre os dois países.

Confira a avaliação do presidente da CNI, Ricardo Alban, com os resultados da missão:

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias