
Com avanços expressivos no Brasil, o empreendedorismo feminino tem registrado números importantes: em 2024, foram 10,35 milhões de mulheres empreendedoras, um dado recorde e que representa 34% de todos os empreendedores do país, segundo o Sebrae. Esse movimento também ganha força em setores historicamente dominados por homens, como a construção civil. O Grupo J.A. Russi, uma das principais construtoras de luxo de Santa Catarina, é um exemplo. Com Suzana de Fátima Russi Chiamenti no cargo de CEO, Joana Russi Reis na vice-presidência e Rose Russi como conselheira, a empresa registrou um aumento de mais de 200% no Valor Geral de Vendas (VGV), que passou de R$ 360 milhões em 2022 para R$ 1,1 bilhão em 2025. Suzana e Joana são irmãs, enquanto Rose é a mãe da CEO e da vice-presidente.
Foi sobre essa trajetória e os desafios das mulheres empreendedoras que a presidente da J.A. Russi palestrou nesta semana para cerca de 100 mulheres, em evento que marcou a inauguração da Câmara da Mulher Empreendedora da CDL de Itapema, no Litoral Norte catarinense, onde está a sede da construtora. Graduada em Direito e com sólida formação em gestão, liderança e negócios, a empresária compartilhou sua história à frente do Grupo J.A. Russi, que tem 36 anos de história, 34 projetos entregues e 500 mil m² construídos.
– Comecei minha trajetória na empresa desde cedo, pois meu pai fazia questão de que trabalhássemos em diferentes áreas, iniciando de baixo, para aprender e assumir responsabilidades – contou durante a palestra.
Ela ainda destacou alguns dos desafios que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho:
– Nós, mulheres, enfrentamos muito preconceito e descredibilidade. Temos uma jornada de trabalho maior do que a dos homens e precisamos sempre provar que somos excelentes profissionais, e ainda cuidar bem dos filhos, da casa, da saúde – declarou a executiva.
A palestra de Suzana Russi foi a primeira iniciativa da Câmara da Mulher Empreendedora da CDL de Itapema. A plataforma tem como objetivo proporcionar um ambiente colaborativo onde as empresárias possam trocar experiências, buscar capacitação contínua e encontrar apoio para os desafios diários da gestão.