Um ataque cibernético afetou as operações da Jaguar Land Rover (JLR), e afetou a produção de fábricas na Inglaterra e a base de dados de seus clientes.
Em nota, a empresa informou que não há evidências de que dados de clientes tenham sido roubados. Mesmo assim, as atividades de varejo e produção foram “severamente interrompidas”, segundo a JLR.
Uma investigação está em curso e não há previsão para retomada das atividades. A produção de motores nas fábricas em Halewood, Solihull e Wolverhampton foi interrompida devido à resposta da empresa ao ataque cibernético.
Montadora passa por mudanças na operação global
A JLR diz que, desde que tomou conhecimento do incidente cibernético, trabalha junto com especialistas terceirizados em segurança cibernética para reiniciar os aplicativos globais “de forma controlada e segura”.
A JLR passa pelo momento de maior transformação global desde o anúncio de seu plano estratégico “Reimagine” em 2023. A empresa mudou de nome (de Jaguar Land Rover para JLR), reestruturou áreas e até alterou seu portfólio de marcas.
Essas mudanças também foram realizadas no Brasil A decisão mais impactante foi a suspensão temporária da importação de modelos da Jaguar. A medida vale até meados de 2026, quando a marca terá concluído seu radical processo de renovação.