Brasileiro faz ‘descoberta do século’ e encontra mineral capaz de revolucionar a medicina

Um pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC) encontrou um mineral com características inéditas, que pode revolucionar a saúde óptica. O tema é tratado como uma das maiores descobertas da mineralogia mundial.

O solo do local possui minerais com uma capacidade totalmente nova, sendo batizada de “mosaico”.

O fenômeno é capaz de modificar como a luz interage com estrutura atômica desse mineral, criando novos padrões nunca vistos.

Segundo a própria Universidade Federal do Ceará, esse achado significa uma grande mudança no entendimento do tema, gerando explicações sobre o passado e também novas tecnologias baseadas na manipulação da luz.

Um outro minério raro e pilar da economia pode ter revelado conexão entre cidade do litoral e África.

Avanço

O estudo foi devidamente publico em uma revista famosa por conter artigos científicos internacionais.

Ainda não se tem uma explicação correta sobre o mecanismo atômico que gera essa propriedade.

A ideia é que novas interações científicas seja feita para revelar o motivo pelo qual o fenômeno está ligado ao arranjo cristalinos.

Atualmente, a principal esperança é que a novidade seja devidamente aproveitada para criar sensores ópticos mais sensíveis, componentes de telecomunicações, dispositivos fotônicos e fibras especiais, além de conceitos relacionados a medicina e engenharia.

Cidade

A cidade de Quixeramobim fica no interior do Ceará. Esse fato pode parecer pequeno, mas reforça a ideia que a geodiversidade brasileira e a necessidade de investimento na ciência.

A descoberta é mostra que locais poucos explorados podem esconder itens capazes de transforma o mundo.

Quixeramobim é uma cidade localizada no Sertão Central do Ceará, a cerca de 200 km de Fortaleza, capital do estado.

Curiosamente, o município é conhecido como a “Terra do Conselheiro”, por ser a terra natal de Antônio Conselheiro, líder da Guerra de Canudos.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Quixeramobim possui cerca de 82 mil habitantes. Sua economia se apoia principalmente nos setores de serviços, comércio e agropecuária, com destaque para a produção de leite, que o coloca entre os maiores produtores do estado.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias