
A Companhia Brasileira de Ferro e Aço (CBFA) implementou uma nova linha de montagem de truques ferroviários em sua matriz, localizada no município de Osasco, na Grande São Paulo.
O projeto significa mais um passo dentro do plano de expansão da companhia, voltado à ampliação da capacidade produtiva e à consolidação da sua presença como fornecedora de soluções de alta performance para o setor ferroviário.
Com estrutura reforçada por investimentos em sistemas de içamento, dispositivos de montagem e bancadas otimizadas para componentes de grande porte, a nova linha foi concebida para atender à crescente demanda do mercado por truques ferroviários completos, com alto padrão técnico e confiabilidade assegurada.
“Entregamos uma solução integrada, desenvolvida com base em nossa expertise consolidada na produção de eixos, molas e rodeiros ferroviários”, afirma Dennis Ramos, presidente da CBFA. “Toda a estrutura foi projetada para garantir eficiência operacional, rastreabilidade e conformidade com as exigências nacionais e internacionais do setor.”
A nova linha conta com profissionais especializados e processos validados, mantendo os padrões de qualidade internacional que posicionam a marca CBFA como a primeira empresa do Hemisfério Sul a conquistar a certificação AAR-M1003, da Association of American Railroads (EUA), na categoria de manutenção de rodeiros ferroviários.
Com operações nos segmentos ferroviário, automotivo, agrícola, siderúrgico e de mineração, a CBFA tenta combinar expertise técnica, planta moderna e processos automatizados para oferecer soluções industriais com alto valor agregado com foco total nos clientes.
De acordo com a empresa, o investimento na nova linha de montagem de truques reforça esse posicionamento, traduzindo o compromisso da companhia com a excelência operacional e desenvolvimento da indústria ferroviária no Brasil com expansão para América Latina e reforçando o seu crescimento sustentável.
PORTFÓLIO
Fundada em 2010, a CBFA é uma empresa 100% nacional especializada na fabricação e manutenção de componentes ferroviários.
Com já amplo portfólio, entre os seus principais produtos estão eixos ferroviários, truques ferroviários, reforma e manutenção de truques e vagões, molas, itens para mineração, siderurgia, agrícola e tubos em aço-carbono com costura para o setor automotivo e outros.
O investimento da CBFA acontece em um momento de expansão da indústria ferroviária brasileia. O setor projeta um crescimento significativo para 2025, impulsionada pela fabricação de mais locomotivas e vagões, com a previsão de um aumento de 38,8% nas locomotivas e 9,89% nos vagões em comparação com 2024.
Este otimismo é sustentado pela expansão da malha ferroviária através de investimentos públicos e privados, a implementação do Plano Nacional de Ferrovias, e o foco no aumento da participação das ferrovias no transporte de cargas.
Prevê-se para este ano a fabricação de 75 locomotivas, o melhor desempenho desde 2017, e aproximadamente 1.700 vagões de carga, um aumento em relação aos 1.547 de 2024.