FIERGS e parceiros promovem evento em São Paulo para atrair investimentos ao RS

Na manhã da última sexta-feira (12), o Rio Grande do Sul esteve em evidência durante quatro horas em um evento que reuniu investidores, grandes empresas, entidades setoriais e especialistas de diversas áreas, incluindo o direito empresarial.

Realizado no escritório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo, e promovido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), pela CNI e pela Invest RS – agência de desenvolvimento e atração de investimentos do governo gaúcho, o encontro destacou as potencialidades do Estado para atrair investimentos e apresentou trajetórias de indústrias que, a partir desse cenário, se transformaram em referências globais.

“A mensagem é muito simples: os gaúchos estão unidos e abertos para os negócios”, disse o presidente da FIERGS, Claudio Bier, em sua saudação aos cerca de 150 convidados. “Este encontro mostra a sintonia entre o setor privado e o governo em busca do desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Nossa entidade estará sempre apoiando iniciativas como esta”, completou Bier, que elogiou a recente criação da Invest RS, “uma porta de entrada para investimentos no nosso estado”.

A diretora do Serviço Social da Indústria (SESI-RS), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RS) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), Susana Kakuta, destacou iniciativas da FIERGS que valorizam a lógica de investir em educação aliada com inovação e voltada ao mercado de trabalho. “A combinação destes três fatores alinha o nosso trabalho com demandas como a qualificação de mão de obra, a retenção de talentos e um futuro consistente para a indústria do nosso Estado.”

Como exemplos desse trabalho, a diretora mencionou o programa Indústria do Amanhã, em parceria com o Instituto Caldeira, e o Cedra, centro de excelência em agricultura digital, que tem a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) como parceira.

O superintendente de Projetos de Inovação da CNI, Carlos Bork, posicionou o RS na vanguarda do potencial energético do Brasil. “Somos o país que vai ajudar decisivamente a diminuir as emissões de carbono em escala global. Temos tudo, em todas as fontes de energia renovável”, reforçou.

O governador Eduardo Leite ressaltou os esforços de sua gestão para organizar as contas públicas e melhorar resultados do RS em áreas como segurança pública. “Não há prosperidade que tenha sido gerada com um governo desarranjado, com uma máquina pública que não esteja cumprindo a sua missão”, disse.

Após a apresentação, pelos anfitriões, um conjunto de dados e indicadores que evidenciam a capacidade do Estado de atrair investimentos, foram realizados dois painéis reunindo grandes indústrias gaúchas.

No painel “Competitividade global a partir do RS – inovação e visão estratégica como motor”, o diretor de Relações Institucionais da Randoncorp e presidente do conselho do Banco Randon, Joarez Piccinini, e o gerente de Relações Institucionais da Gerdau, Marcos Cantarino, apresentaram uma visão prática de como empresas do RS têm construído diferenciais estratégicos convergentes com tendências globais – da transição energética e inovação industrial à governança e inclusão.

Em seguida, o painel “Rotas da economia: sustentabilidade e inovação para a indústria do futuro” abriu espaço para o diretor-geral da CMPC, Antonio Lacerda, o gerente de Planejamento e Desenvolvimento da Marcopolo, Renato Florence, e o CEO da Aeromot, Guilherme Cunha, mostraram como a experiência de suas indústrias evidencia o potencial do RS para se posicionar na vanguarda da nova economia industrial, fortalecendo o crescimento e a atração de investimentos.

Ao mesmo tempo em que alertaram sobre gargalos para o desenvolvimento do Estado e do país, como infraestrutura e custo Brasil, os participantes dos painéis destacaram atributos que diferenciam o Rio Grande do Sul, como a qualidade da mão de obra e a resiliência demonstrada pelos gaúchos em episódios como a enchente de 2024. Essa visão foi reforçada pelo presidente Claudio Bier: “Temos bens valiosos como ensino superior e técnico diferenciado, inovação constante e profissionais qualificados e a força da nossa população”.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias