Início das obras em junho de 2026 e entrega em cinco anos: o que se sabe sobre a construção da ponte Salvador-Itaparica

A Ponte Salvador–Ilha de Itaparica começará a ser construída em junho de 2026, com prazo final de entrega previsto para junho de 2031. O projeto foi apresentado pelo governo do estado para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) nesta quarta-feira (17).

Além da construção da ponte, algumas obras anexas serão feitas. Em Salvador, serão implantados túneis e viadutos que permitirão a conexão da ponte com a Via Expressa, além das avenidas Jequitaia e Engenheiro Oscar Pontes.

O projeto também conta com uma nova rodovia em Vera Cruz e a duplicação de trechos da BA-001. A estrutura terá 12,4 km de extensão sobre a Baía de Todos-os-Santos.

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Veja abaixo o que se sabe sobre a construção da ponte:

Quando começa a ser implantada a plataforma provisória do projeto?

Em que fase está a construção da ponte?

Como o Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica é composto?

Quais são as etapas da obra?

Qual o investimento total para a construção da ponte?

Qual a estimativa de geração de empregos?

Qual o papel estratégico esperado pelo governo na integração logística?

1. Quando começa a ser implantada a plataforma provisória do projeto?

Segundo o governo baiano, a plataforma provisória do projeto, que engloba o Sistema Rodoviário Ponte Salvador–Ilha de Itaparica, está programada para ser implantada em maio de 2026. A estrutura levará cerca de um ano para ser concluída.

2. Em que fase está a construção da ponte?

De acordo com o superintendente de planejamento da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Mateus Dias, a construção está na fase de licenciamento.

Um procedimento que é previsto nessa fase são as escutas às comunidades tradicionais da ilha e, além disso, a apresentação de estudos e demandas do Instituto de Meio Ambiente (Inema), que é o titular desse licenciamento.

“Acreditamos que estamos dentro do cronograma, pois devemos iniciar as obras da ponte, propriamente dita, em junho de 2026, e antes disso devem já haver aí as mobilizações de canteiros, início da execução da plataforma de apoio provisória, que vai possibilitar que a gente consiga cumprir esse prazo de construção e entrega da ponte”, afirmou.

3. Como o Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica é composto?

O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica será composto por cinco trechos:

Trecho 1 – Acessos viários em Salvador;

Trecho 2 – Ponte Salvador-Ilha de Itaparica;

Trecho 3 – Ligação da ponte à nova variante na Ilha;

Trecho 4 – Nova Variante Rodoviária na Ilha de Itaparica (desvio de Mar Grande);

Trecho 5 – Recuperação e duplicação de Trecho da BA-001 existente, desde a Nova Variante Rodoviária (Desvio de Mar Grande), nas proximidades de Cacha Prego até a Cabeceira da Ponte do Funil.

4. Quais são as etapas da obra?

O primeiro passo para iniciar o canteiro de obras é o serviço de sondagem. Em seguida, começa o processo de construção, que tem duração prevista de 60 meses e conceberá quatro trechos.

O novo sistema rodoviário contará ainda com duas praças de pedágio: uma na cabeceira da ponte e outras nas proximidades da Ponte do Funil, ambas em Vera Cruz.

Trecho 1: Acessos viários em Salvador

Serão 4 km de uma nova estrutura entre a região da Calçada e Água de Meninos composta por um conjunto de viadutos e dois novos túneis que ficarão paralelos aos da Via Expressa.

De acordo com o governo, após estudos de tráfego, essa região foi definida por ter condições de absorver o fluxo de veículos da ponte e para não sobrecarregar o trânsito no local.

Trecho 2: Construção da Ponte Salvador-Itaparica

Terá três faixas por sentido e uma barreira de segurança que vai organizar o fluxo de veículos confirme a demanda.

O vão principal terá 85 metros de altura por 482 de extensão. O governo afirmou que a dimensão foi feita levando em consideração o tráfego marítimo esperado para os próximos 50 anos e os maiores navios do mundo.

Trecho 3: Acessos viários na Ilha de Itaparica

Será construída uma nova via expressa com 22 km, que vai conectar a ponte na região de Mar Grande até as proximidades de Cacha Pregos.

O governo afirmou que a estrada foi pensada para garantir a fluidez do tráfego na BA-001.

Trecho 4: Duplicação de 8 km na BA-001

O trecho que será duplicado começa em Cacha Pregos e vai até o início da Ponte do Funil.

5. Qual o investimento total para a construção da ponte?

O governo afirma que a obra tem um investimento previsto de cerca de R$ 10 bilhões. A construção será feita a partir de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o governo da Bahia e um consórcio chinês formado pelas empresas China Communications Construction Company (CCCC) e China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC).

Os grupos foram responsáveis pela construção da maior ponte do mundo, com 55 km, que liga Hong Kong a Macau, na China. O contrato estabelece uma concessão de 35 anos para a construção, operação e manutenção do equipamento.

6. Qual a estimativa de geração de empregos?

Com a construção do Sistema Rodoviário, estima-se a geração de sete mil empregos diretos e o benefício direto a cerca de 10 milhões de baianos em aproximadamente 250 municípios.

O governo considera que o projeto representa um novo vetor de distribuição de renda e vai impulsionar a economia de diversas regiões, promovendo o desenvolvimento a partir da atração de novos empreendimentos nos setores de logística, indústria, comércio, serviços, mercado imobiliário e turismo.

7. Qual o papel estratégico esperado pelo governo na integração logística?

O governo da Bahia acredita que a criação da ponte vai facilitar a produção de diversos setores no oeste da Bahia a se aproximar do Porto de Salvador.

O governo afirma ainda que destinos turísticos do sul e do baixo-sul estarão mais próximos da capital baiana através da conexão da BR-101 e da BA-001 com a estrutura. Também é esperado o transporte de produtos e pessoas pelas BR 116 e 242 a partir da conexão com a ponte.

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