Após 40 anos de espera, SC-305 recebe obra de R$ 120 mi com robótica e usinas móveis

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Uma das rodovias mais aguardadas do Extremo-Oeste catarinense, a SC-305, está passando por uma transformação histórica. Com investimento de R$ 120 milhões, o Governo do Estado aposta em tecnologia de ponta e soluções modernas para garantir qualidade, durabilidade e mais segurança no tráfego.

O trecho revitalizado conecta São Lourenço do Oeste a Campo Erê e é estratégico para o escoamento da produção agrícola e industrial.

Obra histórica da SC-305

A rodovia é reivindicada há mais de quatro décadas. Segundo o governador Jorginho Mello, a revitalização vai além da infraestrutura:

“A SC-305 vai garantir mais segurança para quem trafega e criar condições adequadas para o desenvolvimento econômico, fortalecendo a integração regional e o escoamento da produção. É um avanço histórico para o Extremo-Oeste catarinense.”

Tecnologia aplicada

O canteiro de obras conta com duas usinas de concreto próprias, que dosam a mistura com precisão, além de uma pavimentadora semi-robótica, que garante maior eficiência e qualidade na execução.

O pavimento de concreto, escolhido para a SC-305, é mais resistente ao tráfego intenso e à carga pesada, reduzindo a necessidade de manutenção.

Estrutura do projeto

Ao todo, serão 28 quilômetros revitalizados, incluindo:

11,1 km de terceiras faixas em ambos os sentidos;

acostamento em toda a extensão;

calçadas nos perímetros urbanos de Presidente Juscelino e Três Voltas;

três novas interseções para ampliar a segurança;

reforço no sistema de drenagem, com substituição de bueiros.

Estrada Boa: o maior programa rodoviário do Estado

A obra integra o Estrada Boa, considerado o maior programa rodoviário da história de Santa Catarina. Lançado pela SIE (Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade), já soma mais de R$ 3,5 bilhões em investimentos e 100 obras em andamento ou concluídas.

Entre as inovações adotadas estão:

reaproveitamento do material da própria rodovia, reduzindo custos e impacto ambiental;

asfaltos modificados com polímeros, que aumentam a durabilidade;

uso de borracha reciclada de pneus;

drenagem avançada em áreas de relevo acidentado, como na Serra do Corvo Branco;

iluminação em LED, sinalização inteligente e trevos modernos.

Avanço na qualidade das rodovias

Em 2023, levantamento da Fetrancesc apontava que 73% das rodovias estaduaiseram ruins ou péssimas. Hoje, após os investimentos, 80% já estão em condições boas ou ótimas.

A meta do governo é chegar a 100% da malha rodoviária em condições de regular a ótima até o primeiro semestre de 2026. Outras obras em andamento:

Meio-Oeste: restauração da SC-120 e melhorias na SC-452;

Oeste e Extremo Oeste: melhorias na SC-283, pavimentação da SC-350 e revitalizações nas SC-305 e SC-160.

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