iNO.VC: programa da ArcelorMittal faz do Espírito Santo referência em inovação

Em um setor tradicional como a siderurgia, a transformação digital não é apenas uma tendência, mas uma exigência para manter competitividade e relevância global. Foi a partir dessa visão que a ArcelorMittal criou, em novembro de 2019, o iNO.VC, programa de inovação aberta voltado ao segmento de Aços Planos na América Latina.

O projeto nasceu no Espírito Santo e se consolidou como uma plataforma que conecta a indústria a startups, universidades, hubs de inovação e centros de pesquisa, antecipando tendências e moldando o futuro do aço.

“O Programa iNO.VC foi criado pela ArcelorMittal com o objetivo de acelerar a transformação digital no segmento de Aços Planos América Latina. Lançado em novembro de 2019, o programa nasceu da necessidade de conectar com os diversos atores do ecossistema de inovação aberta como startups, hubs de inovação, instituições acadêmicas. A proposta central é criar um ambiente colaborativo onde soluções inovadoras possam ser desenvolvidas em parceria, antecipando tendências e moldando o futuro do setor de Aços Planos”, explica Fabíola Murta, gerente de Transformação Digital da ArcelorMittal Aços Planos.

A escolha do Espírito Santo como base do iNO.VC não foi por acaso. A unidade da ArcelorMittal Tubarão, na Serra, é referência global em eficiência e tecnologia, o que torna o Estado um polo natural para inovação industrial. Além disso, a empresa buscou descentralizar a concentração de iniciativas dos grandes centros do país.

“O Programa iNO.VC tem atuação estratégica no Espírito Santo, com foco em fortalecer o ecossistema local de inovação e descentralizar as iniciativas dos grandes centros tradicionais, como São Paulo e Rio de Janeiro. A ArcelorMittal é parceira de hubs de inovação capixabas como o Findeslab e o Base27, por meio dos quais promove eventos, workshops e desafios de inovação. Além disso, conta com pessoas dedicadas à conexão com o ecossistema, ampliando a presença e participação ativa da empresa junto a startups, instituições de ciência e tecnologia e demais agentes regionais”, destaca Fabíola.

Essa aproximação tem ajudado a posicionar o Espírito Santo como um polo emergente de inovação no Brasil, criando oportunidades para empreendedores locais e estimulando a circulação de conhecimento no Estado.

O impacto do programa pode ser medido em números. Desde a sua criação, o iNO.VC já acumula mais de 580 iniciativas de transformação digital em seu portfólio, com uma taxa de conversão de cerca de 30% em projetos concluídos. Esses projetos resultaram em mais de 105 milhões de dólares em ganhos financeiros, entre resultados recorrentes e pontuais.

“Essas iniciativas contribuem diretamente para ganhos no EBITDA e nas seis alavancas de valor do programa: saúde e segurança, meio ambiente, produtividade, atendimento ao cliente, fluxo de caixa e redução de custos”, explica Fabíola.

E completa: “O Programa iNO.VC atua colaborativamente para integrar essas soluções na cadeia de valor de Aços Planos, ampliando a eficiência e promovendo resultados concretos para o negócio, beneficiando todas as etapas de produção do aço. Além de promover a validação de tecnologias e a cocriação de soluções com potencial de aplicação em diferentes unidades da ArcelorMittal”.

Os resultados não são apenas financeiros. O iNO.VC promove uma mudança cultural dentro da empresa, incentivando empregados a identificar oportunidades, propor soluções e atuar como protagonistas na jornada de inovação.

O iNO.VC se diferencia pela capacidade de construir pontes entre a indústria e o ecossistema de inovação. Essa estratégia beneficia todos os lados envolvidos.

“Essa aproximação tem papel estratégico para a ArcelorMittal. Por meio do Programa iNO.VC, a empresa estabelece conexões relevantes com startups, centros de pesquisa e instituições acadêmicas, criando um ambiente onde soluções inovadoras podem ser desenvolvidas, testadas e escalada”.

As startups se beneficiam do acesso à infraestrutura industrial da companhia, além de receberem mentoria técnica de especialistas em diversas áreas de negócio.

“A ArcelorMittal amplia a capacidade de inovação, incorporando diferentes visões, tecnologias emergentes e agilidade ao seu processo de transformação digital”, detalha a gerente”, comenta Fabíola.

Ao abrir as portas para a cocriação, a ArcelorMittal também fortalece os ecossistemas regionais de inovação e posiciona a indústria como agente ativo no desenvolvimento tecnológico do território.

“Essa interação contribui para a competitividade da empresa, viabilizando a adoção de soluções mais eficientes, seguras, sustentáveis e alinhadas às novas exigências do mercado. Além disso, reforça o papel da indústria como agente ativo no fortalecimento dos ecossistemas de inovação aberta dos territórios onde atua”, complementa.

Próximos passos: IA, sustentabilidade e indústria data driven

O futuro do iNO.VC aponta para projetos ainda mais ambiciosos, especialmente em áreas de alto impacto estratégico.

“O programa iNO.VC está desenvolvendo diretrizes para garantir que as iniciativas de inovação sejam escaladas com sucesso para todas as unidades de Aços Planos América Latina, com foco em governança, padronização e sustentabilidade dos resultados. O programa também está direcionado a avançar nos horizontes de inovação, mantendo sua atuação em iniciativas de caráter incremental, mas buscando evoluir em projetos mais disruptivos, voltados para novos modelos de negócio e sustentação de longo prazo”

No campo da digitalização e inteligência artificial, a empresa busca consolidar-se como uma indústria data driven, intensificando o uso de ciência de dados para decisões prescritivas e prevenção de falhas. Já no eixo da sustentabilidade, os projetos priorizam eficiência energética, automação e segurança no trabalho, equilibrando competitividade e responsabilidade socioambiental.

Ao integrar inovação aberta com agendas estratégicas globais, o iNO.VC se consolida como um dos principais programas de transformação digital da indústria no Brasil. O programa é, atualmente, um catalisador de mudanças estruturais, capaz de impactar o ecossistema de inovação do Espírito Santo e da América Latina.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias