Manutenção de veículos elétricos poderá movimentar R$ 5 bilhões até 2030

O avanço dos veículos elétricos no Brasil traz um desafio além da venda: a manutenção. Um estudo do Porto Digital projeta que o setor de serviços automotivos especializados poderá movimentar R$ 5 bilhões por ano até 2030.

A estimativa considera como serviços automotivos reparos eletrônicos, atualização de sistemas e substituição de módulos.

Falta mão-de-obra para manutenção de veículos elétricos

Segundo o estudo, após o fim das garantias de fábrica grande parte da frota será atendida por oficinas independentes. Isso cria uma oportunidade bilionária, mas exige cursos técnicos mais robustos na área de manutenção de veículos elétricos.

Hoje, apenas 20% dos formados estão prontos para o mercado sem treinamentos adicionais, de acordo com o Porto Digital.

Instituições como o Senai e a Escola de Eletricistas da Neoenergia já oferecem programas de capacitação em manutenção de veículos elétricos, mas especialistas defendem que empresas e governos ampliem investimentos em certificações, laboratórios e regulamentações específicas.

Para o pesquisador Luíz Maia, a transição energética é irreversível.

“Sem capital humano, o Brasil corre o risco de assistir à revolução elétrica de fora. É hora de investir em infraestrutura, inovação e requalificação”, disse.

Formação é fundamental no segmento de elétricos

O Porto Digital cita o programa Embarque Digital, em Recife (PE), como exemplo de iniciativa que conecta inovação e educação para preparar profissionais. A recomendação é expandir modelos semelhantes, focados em eletrônica automotiva e softwares embarcados.

Segundo Maia, o Brasil tem chance de se tornar protagonista na mobilidade elétrica. Mas, para isso, precisa acelerar a formação de eletricistas e técnicos especializados, consolidando uma base sólida para aproveitar a nova economia automotiva.

Compartilhe esse artigo