Vendaval em Porto Feliz atrasa lançamento do Yaris Cross

A forte chuva acompanhada de ventos intensos que atingiu Porto Feliz, SP, na segunda-feira, 22, provocou danos severos à estrutura da fábrica de motores da Toyota localizada na cidade, com impactos diretos em sua produção de veículos em Sorocaba, também no interior paulista, onde a empresa investe em aumento de capacidade e novos modelos.

Diante desse quadro, a montadora anuncia o adiamento do lançamento do Yaris Cross, previsto anteriormente para outubro. Informa que posteriormente comunicará a nova data, não definida por enquanto em função dos prejuízos em Porto Feliz que ainda estão sendo contabilizados.

“A segurança das pessoas é a prioridade da Toyota e estamos alocando nossa atenção neste tema, acompanhando cuidadosamente a situação e oferecendo todo o suporte necessário aos colaboradores e parceiros que atuavam no local”, informou a empresa ao comunicar que o lançamento do seu novo SUV seria adiado.

A Toyota registra queda de 8,7% em suas vendas este ano, com 121,9 mil emplacamentos até agosto, ante os 130, 5 mil do mesmo período do ano passado.

A marca mantém a quinta posição entre as mais vendidas no Brasil, mas sua participação baixou de 8,5% para 7,7%, com risco agora de perder mais mercado por causa da inevitável redução na produção decorrente dos estragos do vendaval do início deste semana.

Em julho, ao apresentar o utilitário Hiace, os dirigentes da montadora admitiram que não retomariam crescimento ainda este ano, estimando manter os atuais 7,7% de market share em 2025, com 203 mil emplacamentos. Mas mostraram grande otimismo em relação a 2026, quando o Yaris Cross já estaria no mercado.

O presidente da montadora no Brasil, Evandro Maggio, comentou na ocasião sobre a construção de nova fábrica em Sococaba, parte do investimento de R$ 11,5 bilhões no País até o final desta década. Sua produção será ampliada já a partir do ano que vem em 20%, de 225 mil para 268 mil unidades.

A construção da segunda fábrica em Sorocaba, que será inaugurada em meados de 2026, caminha em paralelo ao fechamento da unidade de Indaiatuba, também no interior paulista.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias