O tempo de uso das máquinas agrícolas no país indica que o pós-venda é um fator determinante para garantir a fidelidade do produtor. Segundo o Panorama Setorial de Máquinas Agrícolas 2025, elaborado pela consultoria [BIM]³ – Boschi Inteligência de Mercado, a manutenção preventiva dos equipamentos é realizada internamente, na propriedade, em 64,8% dos casos, enquanto 28,5% recorrem a concessionárias e 18,2% a oficinas especializadas.
Já na manutenção corretiva, 58% das ocorrências são resolvidas pela própria equipe, mas a importância das concessionárias cresce para 48,7%, e a das oficinas independentes chega a 31%.
Essa dinâmica influencia diretamente a reputação das marcas: a John Deere aparece na liderança tanto em presença quanto em satisfação, seguida por Jacto e Case IH entre as mais bem avaliadas. John Deere e New Holland figuram entre as mais presentes no campo, de acordo com o estudo setorial.
“A autossuficiência do produtor no pós-venda é uma realidade, mas nos casos mais complexos o papel das concessionárias se torna decisivo”, disse Luis Vinha, sócio diretor da Boschi.
De acordo com o consultor, “é nesse momento que a qualidade do suporte técnico impacta diretamente a reputação das marcas e define o nível de fidelização dos clientes”.