Segundo trecho do VLT da Baixada Santista começa a operar até dezembro

O segundo trecho do sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista deve ser inaugurado até dezembro. A informação foi confirmada pelo diretor da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), André Isper, em nota enviada ao G1 após visita aos canteiros de obras.

O VLT da Baixada Santista foi inaugurado comercialmente em janeiro de 2016, entre os terminais Barreiros (em São Vicente) e Porto (em Santos), com 11,5 km de extensão e 15 estações.

O segundo trecho teve as obras iniciadas no segundo semestre de 2020 com previsão de conclusão em 30 meses, mas atrasou. Em 2024, começaram os testes sem passageiros.

Segundo a Prefeitura de Santos, os sistemas de energia, sinalização, telecomunicações e controle semafórico estão na fase final de implementação.

Uma vistoria técnica foi realizada na última sexta-feira, 19, por representantes da Artesp, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), da concessionária BR Mobilidade, da CET-Santos e das prefeituras de Santos e São Vicente.

Como ficará o VLT da Baixada Santista

O novo trecho se conectará ao antigo pela estação Conselheiro Nébias, localizada no centro de Santos. Ele terá 8 km de extensão e 12 estações próximas a pontos importantes da cidade, como o Mercado Municipal, o Poupatempo, universidades e áreas comerciais.

Segundo Isper, as atividades no novo trecho serão iniciadas gradualmente. A expectativa é que 35 mil passageiros sejam atendidos por dia.

Um terceiro trecho do VLT da Baixada Santista, conectando a Estação Barreiros, em São Vicente, ao bairro Samaritá, na área continental de Santos, também está em projeto.

Essa é a seção que passará pelo túnel subaquático que está em fase de projeto pelo governo federal e deverá ser a primeira via do tipo no Brasil. Como esse trecho depende diretamente da obra do túnel, que ainda não começou, não há cronograma definido.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias