As tratativas em busca da municipalização do trecho ferroviário entre Estrela e Colinas avança junto à Secretaria Nacional de Ferrovias. Em Brasília, a prefeita Carine Schwingel se reuniu com representantes da pasta, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e também com o senador Luiz Carlos Heinze (PP).
Segundo a gestora, a decisão deve partir do Ministério dos Transportes. Ela explica que a oficialização ocorre somente após o aval das instituições envolvidas com a gestão do trecho. A expectativa é se tenha uma definição em até seis meses. Ainda deve ser feita uma análise para confirmar se o trajeto não tem previsão de investimentos por meio do governo federal.
“Pelo que foi visto no mapa, existe a possibilidade de municipalizar a ferrovia. O senador também informou que a Rumo Logística, responsável pelo trecho, não tem interesse nesse trajeto”, comenta a prefeita. Ela menciona que o entrave ocorre por conta da multa prevista em contrato caso a empresa são entregue a estrutura nas mesmas condições de quando assumiu a concessão.
Como solução, foi sugerido que a multa seja incluída no fim do contrato. Um parecer do Ministério Público Federal também aponta a inatividade no trecho. Com isso, também surge a possibilidade de construir uma via que liga os bairros Boa União e Indústrias, alternativa para desafogar o fluxo de veículos no acesso principal a Estrela.