Plano ousado da China para cortar emissões pode favorecer Vale e siderúrgicas? Entenda

O presidente da China, Xi Jinping, anunciou ontem um programa para reduzir em 7% a 10% as emissões líquidas de gases de efeito estufa do país, maior emissor da atualidade, até 2035. É a primeira vez que o governo chinês se compromete a cortar emissões em todos os setores da sua economia.

Durante discurso na Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), Xi destacou que a “transformação verde e de baixo carbono é a tendência do nosso tempo” e defendeu que países desenvolvidos assumam a dianteira na redução das emissões globais.

Segundo analistas, o plano da China deve ser positivo para o setor de mineração e siderurgia, que é importante para a Bolsa brasileira, com nomes como Vale (VALE3), CSN (CSNA3), CSN Mineração (CMIN3), Gerdau (GGBR4) e Usiminas (USIM5).

Mas, por qual motivo? A seguir, entenda detalhes sobre o programa chinês de redução de emissões e como ele pode impactar positivamente as companhias que produzem minério de ferro e aço:

O plano verde da China

Até 2035, a China pretende cortar em 7% a 10% suas emissões líquidas de gases de efeito estufa em relação ao pico – sem especificar qual seria tal pico. Hoje, a China emite cerca de um terço do total global.

Dentro do plano, está a elevação da fatia de energias não fósseis a mais de 30% do consumo, multiplicar por seis a capacidade instalada de energia eólica e solar em relação a 2020, e tornar os carros elétricos predominantes entre os novos veículos vendidos.

O plano prevê também expandir a cobertura do mercado de carbono e elevar o volume de florestas no território nacional.

Como isso mexe com mineradoras e siderúrgicas?

O aumento da produção de carros elétricos, usinas solares e eólicas tendem a aumentar a demanda por minério e aço, a fim de comportar a produção dos materiais necessários para tal. E isso é fator positivo para as perspectivas das empresas do setor.

“Acredito que [a notícia] dê suporte para a produção global de aço, e isso é importante para reduzir risco de desaceleração de crescimento do setor e impulsionar investimentos”, comenta Hugo Queiroz, sócio e analista da L4 Capital.

O pregão desta quinta-feira tem sido positivo para as ações de mineradoras. Os papéis da Vale (VALE3) subiam 0,62% na B3 perto das 11h05, indo na contramão do Ibovespa, que recuava. Em Nova York, os American Depositary Receipts (ADRs) de Rio Tinto e BHP, concorrentes da Vale, subiam, respectivamente, 3,54% e 3,27%.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias