A multinacional de tecnologia RT-One anunciou a aquisição da área de mais de 1 milhão de metros quadrados em Uberlândia (MG) para construção do maior data center de inteligência artificial da América Latina. Para viabilizar o funcionamento do espaço, o investimento anunciado pela empresa será, inicialmente, de mais de R$ 6 bilhões. O terreno está situado na região Oeste do município, na MGC-497, rodovia de acesso entre Uberlândia e Prata (MG).
Maior data center de inteligência artificial da América Latina será construído em Minas Gerais. Imagem: Divulgação
As apresentações do projeto e plano piloto da planta ocorreram no Centro Administrativo Municipal, quando o prefeito Paulo Sérgio recebeu representantes da RT-One, como o CEO Global da empresa, Fernando Palamone, e o vice-presidente Global, Ricardo Simões.
“Uberlândia tem se tornado, cada vez mais, um polo de inovação e desenvolvimento digital. Com a chegada da RT-One, nosso município se coloca como referência internacional em tecnologia e inovação. Nosso intuito é seguir fazendo com que o município se destaque, sendo capaz também de capacitar mão de obra qualificada a fim de suprir a crescente demanda de inteligência artificial”, analisou o prefeito.
Estrutura
O data center da RT-One em Uberlândia contará com uma infraestrutura de última geração, projetada para atender às demandas mais avançadas da economia digital: processamento de alta performance, serviços de nuvem soberana, segurança cibernética e workloads de inteligência artificial.
Na primeira fase, o data center terá capacidade instalada de 100 MW, com plano de expansão para até 400 MW. A estrutura será construída sob padrões internacionais de eficiência energética, utilizando 100% de energia renovável e tecnologias de refrigeração avançadas que reduzem o impacto ambiental. A área de preservação foi incorporada ao desenho arquitetônico do campus, garantindo equilíbrio entre desenvolvimento tecnológico e conservação ambiental.
De acordo com o CEO da RT-One, Fernando Palamone, a instalação do data center em Uberlândia se justifica pela visão estratégica da empresa. “A capacidade de processamento de inteligência artificial é vital para o mundo moderno. Data centers robustos, seguros e soberanos são a base para essa nova era digital. Trazer essa infraestrutura ao Brasil é preparar o país para competir globalmente, gerar empregos de qualidade e capacitar novos talentos para liderar a transformação digital”, disse.