Na próxima semana, dias 7 e 8 de outubro, acontece a 32ª edição do Congresso e Mostra Internacionais de Mobilidade SAE Brasil, no Centro de Eventos Pro Magno, na capital paulista.
Um dos destaques do evento será o painel “Decisão e Liderança na Transição Energética: O Papel do C-Level na Mobilidade Sustentável”, que reunirá na quarta-feira, 8, às 16h, os CEOs Rafael Chang, da Toyota, Christopher Podgorski, da Scania, Gaston Diaz Perez, da Bosch, e Ciro Possobom, da Volkswagen do Brasil.
O painel, que integra a Trilha de Descarbonização, terá como moderador o conselheiro de Inovação e Transição Energética da SAE Brasil e diretor de Estratégia e Transição Energética na Be8, Camilo Adas:
“Apesar do crescente debate, ainda há falta de clareza e alinhamento sobre a urgência e os caminhos mais viáveis para a implementação da transição energética”, comenta o moderador, dizendo que muito se discute, mas pouco se concretiza em larga escala.
Por isso, na sua avaliação, é extremamente importante saber a visão de importantes C-Levels em torno do tema e, principalmente, qual o papel das lideranças nessa transição: “Entendemos que qualquer rumo que a transição energética tome por aqui, precisa respeitar as realidades locais”, finaliza.
No primeiro dia, a Trilha Mobilidade
Na terça-feira, 7, a programação foca na Trilha Mobilidade, que reunirá especialistas de diferentes áreas para discutir os rumos dos diferentes modais de transporte no País, do aéreo ao ferroviário, passando pela aquaviário e intermodalidade.
O painel Mobilidade Aérea será realizado às 10h30 no auditório Carcon, mesmo horáro em que acontece o painel Ferroviário no auditório Brose. Os paineis Aquaviário e Intermodalidade acontecem simultaneamente às 12h15,
Encerrando o dia da Trilha Mobilidade, às 16h30, no auditório Carcon, o painel Caminhões e Ônibus terá por objetivo discutir como a aplicação de novas tecnologias pode contribuir para reduzir acidentes e salvar vidas nas estradas e nas cidades brasileiras.
O debate entre especialistas irá mostrar como sistemas de segurança, ativos e passivos, já presentes ou em desenvolvimento, estão transformando a operação de veículos pesados.
“A Trilha Mobilidade foi pensada para mostrar como a engenharia e a inovação podem transformar o transporte no Brasil em todas as suas dimensões”, explica Claudio Castro, presidente da SAE Brasil. “Ao reunir especialistas de diferentes modais, queremos estimular uma visão integrada, capaz de enfrentar desafios logísticos, promover mais segurança e preparar o país para um futuro de mobilidade sustentável e eficiente”.
Do painel “Conectando Caminhos: A Intermodalidade no Brasil”, participam Vanderlei Azevedo Marques, diretor de Logística Integrada da Dubai Ports World – DPW, Luciana Sumam, diretora da MarMec Engenharia e Consultora Especialista em Eficiência Energética e Segurança Operacional, e Sergio Avelleda, sócio fundador da Urucuia: Mobilidade Urbana.
Os debaedeores do painel “Caminhões e Ônibus – Segurança ativa e passiva no transporte de cargas e passageiros”, são Paulo Guimarães, CEO do Observatório Nacional de Segurança , Mithermayer Menabo Junior, gerente Corporativo de TI e Engenharia da GJA , e Renato Vieira Tozzi, diretor de Operações da Águia Branca.