A Petrobras informou que o navio-plataforma FPSO P-78 chegou nesta terça-feira (30) ao Campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, onde será interligado aos poços para iniciar produção. A unidade saiu do estaleiro Benoi, em Singapura, no dia 13 de julho.
O FPSO P-78 é a sétima unidade prevista para instalação no campo e vai se somar às outras seis plataformas em operação (P-74, P-75, P-76, P-77, Almirante Barroso e Almirante Tamandaré). A nova unidade possui capacidade de produção de 180 mil barris de óleo, além de comprimir 7,2 milhões de m³ de gás diários. O Campo de Búzios está nas águas ultraprofundas da Bacia de Santos, com profundidade de até 2,1 mil metros. A operação fica a 180 quilômetros do litoral do Rio de Janeiro e já superou a produção de 900 mil bpd (barris de petróleo por dia).
O serviço de ancoragem e de interligação da plataforma com os poços produtores de petróleo ainda deverá levar cerca de dois meses, informou a Petrobras. Em seguida, terá início a produção.
Hoje, o projeto Búzios 6 conta com 13 poços, sendo seis produtores (dos quais dois são conversíveis a injetores), seis injetores WAG (água e gás) e um último injetor de gás. A P-78 será interligada com dutos rígidos de produção, injeção e exportação de gás e dutos flexíveis para as linhas de serviço e de gás lift, que é a injeção de gás para redução da densidade do fluído e facilitação da extração.
Antecipação da produção
Segundo a Petrobras, a estratégia de navegação com a tripulação a bordo vai permitir antecipar o início da produção em duas semanas na comparação com o modelo tradicional de parada em águas abrigadas.
O transporte do navio com tripulação permitiu que diversos sistemas complexos do FPSO fossem mantidos em condição operacional, além da continuidade do processo de comissionamento e o treinamento das equipes nesses sistemas, diminuindo o tempo total entre a chegada do navio na locação final e o início da produção de petróleo.
Fabricado na Ásia
A construção do casco do P-78 foi realizada em estaleiros nas cidades Yantai e Hayang, na China, e em Ulsan, na Coreia do Sul, onde também foi realizada a integração dos blocos. Em seguida o FPSO foi transportado para estaleiro em Singapura, no qual foi realizada a integração e comissionamento dos módulos de topside (em cima do casco), construídos na China, em Singapura e no estaleiro Seatrium Angra dos Reis, o antigo Brasfels, no Rio de Janeiro (BR).