É muito comum na indústria automotiva o intercâmbio de boas ideias, com empresas que incorporam processos e produtos que deram certo em fábricas longe da casa matriz.
No caso da ZF, a sistemista observou nos últimos anos que a operação brasileira dá bons resultados no aftermarket por meio da plataforma de marketplace que funciona por aqui.
Devido a isso, a empresa decidiu aprimorar a iniciativa no mercado europeu e, nessa esteira, levar para a liderar o serviço na região Fernanda Giacon, responsável pela área de marketing da ZF na América do Sul e também o nome à frente da iniciativa no mercado brasileiro.
Executiva tinha vontade de atuar no exterior
Fernanda assumiu a nova posição de chefe global de marketplace em Barcelona, na Espanha, em 1º de setembro. É lá que se encontra o centro de serviços digitais da ZF, o qual será liderado pela executiva.
À reportagem de Automotive Business, Fernanda contou que já tinha interesse em atuar em outras operações da ZF no mundo, e que por isso se candidatou à vaga em Barcelona, concorrendo com outros profissionais da companhia.
Única sulamericana na disputa, a executiva superou no processo seletivo outros três profissionais, todos homens.
“Em Barcelona, minha ideia é reproduzir o que deu certo no Brasil, indo à campo também para conhecer mais o mercado local, estreitar o relacionamento com o mercado de reposição europeu”, disse Fernanda.
Nascida em Limeira (SP), ela é graduada em propaganda e publicidade pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas e cursou pós-graduação em gestão empresarial pela FGV.
Sua jornada na ZF começou há 23 anos, na TRW, uma empresa que acabou sendo adquirida pela companhia alemã em 2016.
ZF: Serviços digitais para se aproximar de distribuidores
Com a integração das companhias, Fernanda passou a desenvolver ferramentas digitais que tinham como objetivo estreitar os laços da ZF com distribuidores da sua rede.
Uma dessas iniciativas foi a plataforma online de capacitação chamada Amigo Bom de Peça, em 2017. O serviço cresceu e, depois, passou a se chamar ZF Pro Amigo. Depois, veio o ZF Pro Tech e o ZF Pro Parts, esse já um marketplace de peças propriamente dito.
Essa plataforma agrega 600 mil ofertas com mais de 400 mil part numbers diferentes no mercado de reposição de veículos pesados.