China aposta no mercado de autopeças e mobilidade elétrica do Brasil

Imagem da notícia

A China chega com força ao Brasil na Rioparts 2025 – Feira da Indústria e Comércio de Autopeças e Reparação do Rio de Janeiro, aberta nesta quarta-feira com encerramento no próximo sábado (4), na ExpoRio Cidade Nova. Metade dos 200 expositores presentes é composta por empresas chinesas, que estão apresentando novidades e tendências em componentes elétricos, eletrônicos e equipamentos mecânicos e automotivos.

Empresas como Zhejiang Sensen, Ruian Meiru, Shanghai Hepeng, Hebei Xingzhu, Guangdong Minghua e Changzhou Qunxing, entre outras, reforçam o protagonismo da China no setor e consolidam a importância da Rioparts como vitrine global de tecnologia, inovação e competitividade no aftermarket automotivo. Realizada a cada dois anos pela Diretriz Feiras e Eventos, a Rioparts agora é o evento oficial do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Rio de Janeiro (Sindirepa-RJ).

A feira reúne montadoras, startups e especialistas do setor, com foco em veículos elétricos, conectividade, sustentabilidade e novas demandas de consumo. Nesta edição, vai ocupar o dobro do espaço da última, em 2023, e espera receber mais de 15 mil visitantes nos quatro dias. Expositores nacionais e multinacionais.

As empresas chinesas vêm reforçar o perfil internacional e inovador do evento, trazendo soluções que combinam tecnologia, qualidade e custo-benefício e ampliando as oportunidades para o setor de autopeças no Brasil. Além da forte presença chinesa, o evento contará com grandes nomes brasileiros e internacionais, como SKF, Fras-le, Schaeffler, Cofap/Magneti Marelli, Dayco, Randon, Sabó e Nakata, apresentando soluções em peças, componentes e tecnologias para o aftermarket. “Essa combinação de players nacionais e internacionais reflete a força do Rio de Janeiro no setor automotivo e de reposição. Nosso objetivo é gerar conexões de negócios, apresentar soluções inovadoras e consolidar a feira como referência para toda a América Latina”, destaca Cássio Dresch, diretor comercial da Diretriz Feiras e Eventos, com sede em Curitiba (PR). Precursora na realização de feiras, atuando há 60 anos e com mais de 600 eventos realizados.

Pelas ruas do Rio de Janeiro circulam mais de 7 milhões de veículos, quase metade (3 milhões) somente na capital. É a segunda maior frota do Brasil e 40% deles têm mais de 10 anos de uso. Para manter toda essa engrenagem funcionando sem travar o trânsito, existe um mercado gigantesco de oficinas mecânicas, distribuidores e lojas de autopeças. É neste cenário que a RIOPARTS chega à sexta edição, com a proposta de conectar quem mantém tudo funcionando com quem busca soluções para o estado não parar.

Entre os grandes temas em pauta, estão: veículos elétricos e híbridos, cada vez mais presentes no Brasil e no mundo; conectividade inteligente, com automóveis se transformando em verdadeiros computadores sobre rodas; exigências ambientais e regulação verde, que apontam para um futuro com restrições aos motores a combustão; o novo perfil de consumo automotivo, em que sustentabilidade, transparência e eficiência pesam nas decisões de compra; e impactos no aftermarket automotivo, que desafiam oficinas e distribuidoras a se adaptarem às novas tecnologias.

O evento também conta com apoio de entidades como o Sindicato do Comércio Varejista de Veículos e Acessórios no Município do Rio de Janeiro (Sincopeças-RJ), Associação do Mercado de Autopeças do Estado do Rio de Janeiro (Amap-RJ), Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças (Anfape) e Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos (Abrafiltros), entre outros.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias