Futuro do financiamento imobiliário pauta programação do Conexão CBIC

O financiamento, seja à produção ou aquisição, é um dos muitos desafios à mesa do empresário do setor da construção. Em um cenário de juros altos, as condições de acesso ao crédito impactam de forma decisiva tanto a decisão por novos investimentos – com reflexos sobre a oferta de moradia; quanto pela compra – com efeito sobre a qualidade de vida das famílias. O caminho para melhorar o financiamento imobiliário será discutido no painel Funding da construção: oportunidades e estratégias financeiras, durante o Conexão CBIC, evento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) que será realizado em 2 de dezembro na cidade de Brasília.

As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Participe

Destinado a discutir caminhos para transformar recursos em obras de impacto e impulsionar o crescimento sustentável da indústria da construção no Brasil, o painel tem como convidados tomadores de decisão estratégicos na construção dessa equação: o ministro das Cidades, Jader Filho; o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo; e o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Carlos Vieira. A habitação é um dos mais importantes segmentos da construção, com alto impacto social e no desenvolvimento do país.

Com mediação do jornalista Daniel Rittner, da CNN Brasil, o debate contará, ainda, com o presidente da CBIC, Renato Correia; e o vice-presidente de Indústria Imobiliária da entidade, Ely Wertheim, também presidente executivo do SECOVI-SP. A CBIC acompanha as discussões em torno das mudanças no SFH e tem contribuído com sugestões técnicas para melhorar o acesso do financiamento imobiliário tanto para o comprador quanto para as empresas.

Conduzida pelo Banco Central, a discussão sobre aperfeiçoamentos do SFH está avançada. A expectativa é que o novo modelo a ser anunciado pelo governo federal seja testado em 2026: se aprovado, passa a vigorar em 2027. Uma das medidas prevê o uso de até 5% dos depósitos da caderneta de poupança que ficam parados na forma de compulsório para estimular o mercado imobiliário.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias