A BYD já exportou 700 mil veículos de janeiro a setembro. A ideia da montadora de Shenzhen é atingir 1 milhão de unidades em 2025, cerca de 20% do total da produção projetada para a China.
Para distribuir essa gigantesca quantidade ao redor do mundo — Europa e Américas inclusive — deforma mais eficiente e menos custosa, acaba de completar frota de oito navios RoRo próprios. Juntos, eles podem transportar exatamente 1 milhão de veículos a cada ano.
A oitava e última embarcação, batizada de BYD Jinan, entrou em operação na semana passada, menos de dois anos depois de o BYD Exporer Nº 1, o primeiro navio, ter feito sua a viagem inaugural, em janeiro do ano passado.
O tamanho e capacidade das embarcações navios BYD chamam a atenção. Os menores podem transportar 7,2 mil carros, enquantos os maiores ultrapassam os 9,2 mil veículos. Todo entram e saem das embarcações rodando.
Uma pequena parcela dos carros exportados já começou a sair da primeira fábrica da BYD na Tailândia rumo a mercados com direção na mão direita, como no Reino Unido.
Com o início de produção das plantas do Uzbequistão e em breve da Hungria e de Camaçari, na Bahia, além de uma quarta no Paquistão, em 2026, essas unidades poderão contribuir com mais alguns embarques assim como absorverão kits CKD ou SKD enviados da China.