O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, recebeu em Brasília (DF), na quarta-feira, 1º, o presidente da Iveco para América Latina, Márcio Querichelli, e o Chief Global Affairs & Sustainability, Michele Ziosi. Permearam a conversa, segundo comunicado da assessoria de imprensa da fabricante, a competitividade da indústria de caminhões e as estratégias para o futuro da mobilidade.
A reunião também serviu para que os representantes do Iveco Group ressaltassem a importância do Brasil para a empresa e o compromisso com a inovação, pilares que nortearam o evento Futuro em Movimento – Encontro pela Mobilidade Sustentável, realizado pela fabricante em Belo Horizonte (MG), quinta-feira, 2.
Na ocasião, com a presença de diversas autoridades públicas, a montadora aproveitou para inaugurar o Centro de Treinamento da Iveco Academy em parceria com o Senai MG, a primeira sede do grupo na América Latina para formar profissionais da rede de concessionárias da marca na região.
O local, com área total de 1,3 mil m²m reúne estrutura administrativa, técnica e de convivência. Tem quatro salas de aula – duas técnicas para reprodução de oficinas e duas comerciais – auditório para 71 pessoas, refeitório, cozinha, área de coworking, espaço de produção de vídeos com 16 estações de trabalho e sala de reunião. Possui capacidade para atender até até 100 profissionais por dia e planejado para formar em torno de 2 mil colaboradores da rede de concessionários no Brasil.
“Estamos inaugurando um espaço que vai além da formação técnica, já que a Iveco Academy é um pilar estratégico para preparar o setor de transporte para os desafios de um mercado em constante transformação”, resumiu em nota Querichelli.
A Iveco também aproveitou o evento para apresentar o conceito Daily Multifuel, protótipo que encaminha a possibilidade de o veículo operar abastecido com etanol, gás natural ou biometano. O projeto alinha-se à estratégia do governo de estimular e ampliar o uso de biocombustível no transporte.
O desenvolvimento vislumbra versões de 3,5 a 7,2 toneladas com motor ciclo otto da FPT Industrial concebido para receber múltiplos combustíveis. Além da fabricante motores do Iveco Grupo, estão envolvidas no projeto a Universidade Estadual Paulista, a Universidade Federal do Pará e a Universidade Federal de Itajubá.
“Uma prova concreta de como a inovação pode ser usada como vetor para a sustentabilidade é o conceito Daily Multifuel, que integra a estratégia multienergética da Iveco, combinando inovação tecnológica, competitividade e respeito ao meio ambiente”, destacou Querichelli.