Os emplacamentos no chamado segmento premium fechou o mês passado com 4.827 unidades, volume que expressou crescimentos de 8,5% sobre agosto e de 27,5% em relação a setembro de 2024. Com o resultado parcial, o mercado absorveu 38.609 veículos nos nove primeiros meses, alta de 4,7% na comparação ao mesmo período do ano passado.
O recorte, consolidado pela Bright Consulting, aponta predominância de SUVs e eletrificados. Os primeiros, com 54,1% de participação (2.610 unidades) nas vendas de setembro, enquanto os da segunda categoria representaram 50,2%, com 2.425 licenciamentos, volume 4,5% maior sobre agosto.
No mercado de eletrificado em setembro, os híbridos plug-in (PHEV) lideraram as vendas com 35,4%, seguido pelos híbridos leves (MHEV), com 30,6%, os elétricos puros (BEV), com 29,8%, e os híbridos plenos (HEV), com 4,2%.
No acumulado do ano, as entregas de eletrificados somaram 19.973 unidades, crescimento de 3,8% ante o mesmo período de 2024 (19.241). Para a empresa de consultoria, o resultado indica trajetória consistente de expansão.
Pela análise, Audi, Porsche e Mercedes ganharam espaço em setembro sobre agosto ao computarem aumento de 3,1 pontos porcentuais (de 8,2% para 11,3%); 1,8 p.p. (de 7,9% para 9,6%) e 1,6 p.p. (de 16,2% para 17,8%), respectivamente. Em contraste, a BMW perdeu 4,2 p.p. (de 35,2% para 31,0%), a Land Rover 1,7 p.p. e a MINI, 1,0 p.p..
Dentre os modelos que mais se destacaram em setembro por motorização estão:
ICE (motor a combustão): BMW X1 — 512 (21,3% dos ICE)
PHEV: Volvo XC60 — 378 (44,1% dos PHEVs)
BEV: Volvo EX30 — 224 (31,0% dos BEVs)
MHEV: Mercedes-Benz Classe C — 156 (21,0% dos MHEVs)
HEV: Lexus NX350h — 57 (55,9% dos HEVs)