Começam as obras de recuperação na BR-163 incluindo anel viário de Campo Grande

Conforme previsto, a MSVia, uma empresa da Motiva, antecipou para junho o início da mobilização e das obras na BR-163, principal eixo rodoviário de Mato Grosso do Sul, antes mesmo da assinatura do novo contrato de otimização ocorrido no mês de agosto. Os trabalhos e aportes somam quase R$17 bilhões ao longo de 29 anos.

As primeiras frentes de trabalho já estão em execução com implantação de faixa adicional, entre os km 7,760 e 9,530 na BR-163/MS, no município de Mundo Novo, no sul de Mato Grosso do Sul. Esta obra faz parte da primeira etapa do plano de recuperação da rodovia, alinhado às exigências do novo contrato de concessão.

Além disso, o Anel Viário de Campo Grande, entre os km 468 e 484, passou recentemente por obras de restauração do pavimento e sinalização horizontal, utilizando a técnica de microfresagem seguida de Tratamento Superficial Duplo (TSD), com asfalto modificado por borracha. A solução vai proporcionar uma maior aderência à pista, mais durabilidade ao pavimento e melhora na segurança e conforto dos motoristas.

Também no Anel Viário, outro trecho de extrema importância para os motoristas que está em fase de obras está nas imediações do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na saída para São Paulo e na saída para Cuiabá, a 20 km da área urbana, no bairro Nova Lima(km 466 ao km 490). O trecho fica a poucos quilômetros do início do perímetro urbano da capital Campo Grande, região onde há projeto de duplicação, em função do grande fluxo de veículos. O local entrou em obras duas semanas depois de iniciada a implantação da terceira faixa no extremo- -sul do Estado e é considerado um dos mais críticos, já que fica próximo ao Anel Viário da capital. A obra deverá ser executada no quinto ano da nova concessão. O novo contrato terá vigência até 2054.

A autorização para a concessionária iniciar as obras de duplicação da rodovia entre o km 454,5 e o km 460, o que corresponde a uma extensão de 5,5 km, foi publicada em julho no Diário Oficial da União pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Por conta da autorização da ANTT, a duplicação referente a esta primeira autorização começou nas imediações do posto da PRF (km 454,5) e terminará próximo a um radar de controle de velocidade instalado perto da unidade dois do Posto Platinão. Os 5,5 km de agora são somente a parte inicial da duplicação que está prevista entre Nova Alvorada do Sul e Bandeirantes, incluindo os 25 km do Anel Viário da capital (km 466 até o km 491).

Conforme o edital, a empresa tem cinco anos para concluir a duplicação do Anel Viário, que corresponde a pouco mais de 3% dos 847 km da rodovia e que concentra quase 20% dos acidentes e mortes. Os trabalhos na região próxima ao km 454 está na fase de supressão de parte da vegetação no lado direito da rodovia (sentido Campo Grande-Dourados). Além da duplicação, a ANTT definiu que na região deve ser construída uma rotatória alongada de acesso ao Posto Platinão e regularizada uma série de acessos a empresas e à colônia de férias, na região conhecida como Chácara das Mansões.

Na saída para Cuiabá, a 20 km do Shopping Bosque dos Ipês, está prevista outra frente de obras, de 1,7 km de duplicação e construção de uma rotatória no km 511. A nova duplicação acontecerá próximo do local onde a rodovia já tem um trecho de pista dupla. Inicialmente, conforme o edital, terão de ser duplicados 203 km da rodovia. Porém, se houver aumento no fluxo de veículos, novas duplicações terão de ser feitas. O contrato inicial prevê ainda a construção de 147 km de faixas adicionais, 29 km de contornos urbanos e 29 km de vias marginais em áreas urbanas.

Cidades como Mundo Novo, Itaquiraí e Eldorado, por exemplo, ficarão livres do tráfego de caminhões, já que está prevista a construção de contorno rodoviário. Próximo a Dourados, na Vila São Pedro e na Vila Vargas, também terá de ser construído um contorno, mas em pista duplicada.

EM OBRAS

As obras de instalação da terceira faixa tiveram início no começo de julho, próximo a Mundo Novo, região com intenso fluxo de turistas paranaenses com destino às lojas na cidade paraguaia de Salto del Guairá. Naquela região, segundo a assessoria da Motiva, as obras estão na fase de terraplanagem e retirada de vegetação. O trecho passará por readequações de geometria para melhorar também o fluxo. Durante a realização dos trabalhos, o trecho estará sinalizado e terá apoio de equipes operacionais da concessionária. Essas obras devem ser as primeiras do novo contrato a serem entregues.

Entre as intervenções programadas estão a duplicação de 203 km, implantação de 150 km de faixas adicionais em pistas simples, 23 km de vias marginais e 467 quilômetros de acostamentos. Também estão previstas 144 intersecções, 22 passarelas para pedestres, três pontos de parada e descanso, 144 pontos de ônibus e 56 passagens de fauna.

Nos três primeiros anos da nova concessão, a previsão é de que sejam aplicados mais de R$2 bilhões em obras prioritárias. No primeiro ano, estão programadas intervenções em cidades como Mundo Novo, Itaquiraí, Naviraí, Campo Grande, Anhanduí, Jaraguari, Bandeirantes, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso e Coxim. Os serviços incluem duplicações, faixas adicionais, retornos, acessos e construção de um ponto de parada.

Além disso, está prevista a execução de 28,9 quilômetros de contornos viários em trechos urbanos de cidades como Mundo Novo, Eldorado, Itaquiraí, Vila São Pedro e Vila Vargas. A proposta é melhorar a fluidez e a segurança do trânsito nesses pontos. O novo contrato também prevê alterações no modelo tarifário. Veículos leves que utilizarem a rodovia com frequência terão direito a descontos progressivos, conforme o volume de uso mensal. Usuários com TAGs, sistema de cobrança automática, terão 5% de desconto fixo. Já as motocicletas ficarão isentas de tarifa. Ao todo, nove praças de pedágio continuarão em operação ao longo da BR-163/MS.

O Centro de Controle Operacional (CCO) monitora em tempo real as condições da rodovia, com apoio de 477 câmeras nos 845 km de concessão, 24 horas por dia, permitindo atuação rápida em caso de incidentes ou congestionamentos. Ao longo de toda a rodovia, os usuários podem contar, ainda, com 17 Bases Operacionais, todas equipadas com sanitários, fraldários, estacionamento, totem informativo e água potável.

Somente no primeiro ano de concessão, o investimento previsto supera R$500 milhões, sendo R$130 milhões destinados à recuperação de pavimento. Ao longo dos 29 anos de concessão, estão previstos aporte de cerca de R$9,5 bilhões.

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