O Sistema Minas-Rio, empreendimento de minério de ferro premium da Anglo American no Brasil, passou a contar, desde o início de setembro, com um novo Centro de Operações Remotas (COR). O espaço foi criado para centralizar a operação e o monitoramento dos equipamentos utilizados na mina.
Tecnologia de ponta para operação remota
Nesta fase inicial, o COR será responsável por comandar remotamente tratores de esteira teleoperados e perfuratrizes autônomas, com planos de expansão para incorporar outros equipamentos ao sistema futuramente.
Investimento e transformação digital
O novo centro representa um investimento de aproximadamente R$ 7 milhões e marca um passo importante na jornada de transformação digital da Anglo American. O objetivo é oferecer mais segurança, impulsionar a inovação através da automação e integrar equipes em um único local, criando sinergia e otimizando os processos operacionais.
Capacitação e inclusão profissional
Além dos ganhos operacionais, o COR promove capacitação profissional, exigindo novas competências para atuação em ambientes digitais e remotos. A iniciativa também reforça o compromisso da empresa com a inclusão, ao criar oportunidades para pessoas com mobilidade reduzida exercerem funções que antes exigiam presença física em áreas de difícil acesso.
Mina Moderna: mais segurança e eficiência
O COR faz parte do programa Mina Moderna, uma iniciativa da Anglo American que visa aumentar a performance, produtividade e segurança das operações por meio do uso de tecnologias avançadas.
“O COR representa um avanço no programa Mina Moderna, iniciativa da Anglo American que busca aumentar performance, produtividade e segurança nas operações, utilizando tecnologias de ponta para tornar a mineração mais eficiente, segura e sustentável. Além disso, enfatiza que vemos a inovação como uma aliada do desenvolvimento de pessoas, já que o foco está na requalificação e no aproveitamento interno do nosso quadro de talentos, com a preparação de nossos empregados para as novas demandas do setor”, detalha Aurélio Garcia, gerente executivo de Operações de Mina.