O projeto de urânio e vanádio Ivana, da Blue Sky Uranium, avaliado em US$ 160 milhões, avança com força na província argentina de Río Negro, especialmente depois de assinar um acordo com o governo para contratar mão de obra local.
Estima-se que o depósito Ivana seja capaz de produzir 1,5 milhão de libras de óxido de urânio anualmente durante 11 anos, ou uma média de 680 t/a de concentrado de urânio, mais que o triplo do consumo atual de aproximadamente 221 t/a na Argentina.
Ivana, que fará parte do distrito de mineração Amarillo Grande, planejado pela Blue Sky, tem um valor presente líquido de US$ 227 milhões a uma taxa de desconto de 8%.
“É uma oportunidade concreta para Valcheta e a região sul desempenharem um papel de liderança no desenvolvimento provincial. Queremos que cada novo investimento se traduza em emprego local e treinamento para nossa população”, disse Joaquín Aberastain, secretário de mineração de Río Negro, durante a assinatura do acordo com a Ivana Minerales, uma joint venture entre Blue Sky e sua parceira Abatare Spain.
O acordo estabelece que o desenvolvimento de Ivana deve priorizar o emprego e a capacitação profissional na província, a fim de cumprir a lei provincial nº 5804, que garante a participação local em projetos de mineração.
Este assunto será supervisionado de forma integrada pela secretaria provincial de mineração, que monitorará as contratações locais, enquanto a secretaria do trabalho e o município coordenarão os mecanismos de registro e encaminhamento dos candidatos.
A empresa, por sua vez, deve divulgar vagas para candidaturas de funcionários, além de facilitar oportunidades de participação comunitaria em áreas como segurança e higiene.
Também em linha com a promoção de Ivana, há algumas semanas a Blue Sky transferiu as concessões de mineração do projeto da Minera Cielo Azul para a Ivana Minerales, cuja empresa foi formada em março para levar a iniciativa até a produção.
Enquanto isso, a Ivana Minerales está conduzindo um levantamento geofísico e um novo programa de perfuração para melhorar a compreensão geológica e atualizar os recursos minerais, a fim de dar suporte aos estudos de engenharia e de pré-viabilidade.
Espera-se também que as informações básicas coletadas nesta fase sirvam como base para um estudo de viabilidade final.
Colaboradores
A Blue Sky confiou à M3 Engineering & Technology sua avaliação metalúrgica, projeto de mina, engenharia de processo, infraestrutura, considerações ambientais e sociais, gestão de água e estratégia de licenciamento.
Outro parceiro é a SRK Consulting, responsável pelo planejamento da mina, estimativa de reservas, estudos geotécnicos e desenho da instalação de armazenamento de rejeitos.
Hidroar, por sua vez, analisa os requisitos para a avaliação de impacto ambiental, incluindo a conformidade com as licenças, enquanto a Lionsgate Geological Consulting analisa a estimativa de recursos minerais, e a Blue Sky supervisiona as tarefas geológicas e a coordenação geral do projeto.