
A produção de chassis de ônibus chegou à marca de 24 mil unidades de janeiro a setembro, volume 13,4% superior ao de iguais meses do ano passado, de acordo com os dados divulgados pela Anfavea, durante entrevista coletiva à imprensa realizada na quarta-feira, 8. O presidente executivo da entidade, Igor Calvet, ressaltou o bom desempenho:
“O programa Caminho da Escola continua ajudando a manter o ritmo de produção da indústria e as exportações também foram muito bem até agora, representando mais de 20% de tudo que produzimos, com peso importante de alguns mercados da América do Sul Argentina, Peru e Uruguai”.
Em setembro saíram das linhas de produção 2,8 mil chassis, crescimento de 28% sobre idêntico mês do ano passado e avanço de 6,9% na comparação com agosto.
As vendas de ônibus somaram 17,7 mil unidades no acumulado do ano, volume 12,2% maior do que o de iguais meses do ano passado. Em setembro foram emplacados 2 mil veículos, volume 2,5% menor do que o registrado em setembro de 2024 e 13,6% maior do que em agosto.
As exportações de ônibus cresceram 60,6% de janeiro a setembro, somando 5,2 mil unidades, com o Peru sendo o principal destino e recebendo 40% do total. No mês passado foram exportados 677 ônibus, crescimento de 85,5% sobre setembro do ano passado e queda de 2,6% na comparação com agosto.