Concessionária que administra a BR-101 no Espírito Santo, a Ecovias 101, anunciou uma série de obras após ter vencido o novo leilão de concessão no final de junho deste ano. Dentre os investimentos divulgados, estão a construção de faixas adicionais, isenção de pedágio para motos, passarelas para pedestres, pontos de ônibus e a continuidade de duplicação em 172 km. Também estão previstas mudanças na forma de pagamento do pedágio, além de desconto para motoristas que pagam por meio eletrônico, usando as tags.
O novo contrato assinado começa em 2025 e tem previsão de fim em 2048. As obras que já têm licenciamento ambiental e outros encaminhamentos terão prioridade e serão realizadas nos três primeiros anos. Um exemplo são os contornos de Ibiraçu e Fundão, no Norte do estado.
A concessionária já começou a antecipar os novos investimentos. Dentre as obras previstas pelo novo contrato de concessão da BR-101 está previsto para concluir no mês de setembro 7 km de duplicação entre os km 347,5 e 354,7 e ainda no final de 2025 mais 5 km de duplicação do trecho Norte, que vão do km 242 ao 247. Já no trecho Sul, foram iniciadas as obras de duplicação de 13 quilômetros da rodovia. Elas estão sendo realizadas entre os km 357 e 373, entre os municípios de Alfredo Chaves e Iconha (com exceção dos quilômetros 363, 364 e 365, que já foram duplicados). O novo trecho duplicado, que receberá investimentos de R$170 milhões, será interligado ao Contorno de Iconha, formando um corredor contínuo em pista duplicada desde a Grande Vitória.
A ordem de serviço para a duplicação foi assinada em 27 de junho, um dia após o leilão da concessão da BR-101 no Espírito Santo, que determinou a manutenção do grupo EcoRodovias à frente do projeto nos próximos 24 anos. A partir de então, foram iniciados os trâmites, que possibilitaram o início da execução da obra. Roberto Amorim Junior, diretor-superintendente da Ecovias 101, explica que a duplicação desses 13 km já faz parte do novo contrato de concessão da rodovia. Desse total, 10 quilômetros devem ser entregues no primeiro ano do contrato, que começará a ser contado a partir da assinatura do termo aditivo.
Os trabalhos já se iniciaram em campo, com serviços preliminares de limpeza do terreno, desmatamento das áreas por onde a duplicação passará, além de levantamentos topográficos. Ao longo dos meses de agosto e setembro, um grande aumento da movimentação de máquinas, equipamentos e caminhões neste segmento foi realizado. A expectativa é que as obras neste trecho gerem cerca 500 empregos diretos e indiretos. Elas incluem também a construção de uma nova ponte sobre o rio Itaperoroma, no km 367, além de reforço e alargamento da ponte já existente. Além disso, serão construídos viadutos na interseção em desnível no km 370, que serão executados no topo de aterros com contenção.
“O novo dispositivo permitirá que veículos que acessam a rodovia ES 375 e as praias de Piúma transitem pelas vias laterais e cruzem a rodovia sobre os viadutos sem interferência com a pista, enquanto os usuários seguem viagem pela BR-101. É uma solução moderna e que trará mais segurança e fluidez ao tráfego”, detalha Daniel Pereira, gerente de Engenharia da Ecovias 101. A pista duplicada será feita com asfalto borracha, que possui em sua composição o pó de borracha de pneu reciclado, garantindo mais aderência dos pneus dos veículos. Também será utilizado nas camadas de base e sub-base o fresado e um co-produto siderúrgico para estabilização do solo, tudo isso para garantir uma estrutura de pavimento mais sustentável e com maior durabilidade.
Grande parte das obras de ampliações são paralelas à pista existente e, por isso, não causarão grandes impactos aos usuários. No entanto, é muito importante que eles sigam a sinalização de obras, que está sendo feita cuidadosamente. A previsão do novo contrato de concessão é que haja investimentos de R$10 bilhões em obras e tecnologia para a rodovia. Seguem os destaques Empresas contratadas para as obras Grupo Santa Luzia (km 242 ao 247) e Construtora Ápia (km 357,7 ao 373,5). Demais segmentos ainda estão em processo de contratação.
PREVISÃO DE ENTREGA DAS OBRAS
km 347,5 ao 354,7: até final de Set/25
km 242 ao 247: até final de 2025
km 357,7 ao 373,5: até Jan/27
INVESTIMENTOS ANUNCIADOS
172,8 km de duplicações, inclusive em segmentos do trecho norte;
41,1 km de faixas adicionais – entre Mucuri (BA) e Linhares (ES);
33,6 km de vias marginais;
Contornos urbanos de Ibiraçu (4,2 km) e Fundão (11,4 km);
14 novos trevos em desnível;
39 retornos em nível;
40 passarelas para pedestres;
75 novos pontos de ônibus;
Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros;
34 passagens de fauna.
DUPLICAÇÃO DA BR-101 NO ESPÍRITO SANTO
Um dos principais pontos desde o início da atuação da Ecovias 101 na rodovia é a duplicação de trechos considerados perigosos. Atualmente, 115,92 km já estão duplicados.
São eles:
Do Km 205,28 ao 208,17 – João Neiva
Do Km 215,99 ao 220,37 – Ibiraçu
Do Km 257,40 ao 308,20 – Serra
Do Km 308,20 ao 347,70 – Vila Velha/Anchieta
Do Km 348,3 ao 357,650 – Anchieta
Do Km 363,10 ao 365,30 – Contorno de Iconha
HISTÓRICO DA RODOVIA 2013
2013 – Ecovias iniciou a concessão de 478 km da BR-101 no Espírito Santo. O trecho começa no entroncamento da rodovia estadual baiana BA-698 à divisa do Espírito Santo com o Rio de Janeiro. O primeiro contrato era de 25 anos. 2022 – Em julho de 2022, a empresa desistiu da concessão e solicitou o fim do contrato de forma amigável para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). 2023 – Em maio de 2023, o governo do Espírito Santo desistiu de assumir a gestão da BR-101. O Estado teria que pagar R$600 milhões de indenização e R$350 milhões de dívidas da empresa junto ao BNDES, totalizando R$950 milhões. 2023 – O governo federal autorizou uma nova licitação para a rodovia. 2024 – O Tribunal de Contas da União (TCU) validou o documento que atualizava o contrato de duplicação da BR-101 no Espírito Santo. Ainda em 2024, um acordo com a União liberou a Ecovias de duplicar 150 km da rodovia e foi anunciado o novo processo de repactuação da rodovia.
172,8 km de duplicações, inclusive em segmentos do trecho norte e 41,1 km de faixas adicionais — entre Mucuri (BA) e Linhares (ES). Os contornos urbanos de Ibiraçu (4,2 km) e Fundão (11,4 km) também estão confirmados.
14 novos trevos em desnível – Estão previstas três interseções em desnível do tipo trombeta (Interseção em desnível onde um sentido da rodovia principal se une à secundária por canalizações e a secundária começa/termina por um loop) nos municípios de Conceição da Barra, Jaguaré e João Neiva. Estão previstas também as interseções em desnível do tipo diamante (uma rodovia passa por baixo do viaduto e se liga com a outra por faixas à direita antes e após o cruzamento), com 11 estruturas que serão construídas nos municípios de Pedro Canário, São Mateus, Jaguaré, Linhares, Aracruz, Iconha, Itapemirim, Atílio Vivacqua e Mimoso do Sul. Ainda estão previstos mais dois retornos em desnível em Cariacica.
40 passarelas para pedestres, que serão implantadas nos municípios de Mucuri, Pedro Canário, Conceição da Barra, São Mateus, Jaguaré, Sooretama, Linhares, Aracruz, João Neiva, Ibiraçu, Fundão, Serra, Viana, Vila Velha, Guarapari e Anchieta. Essas passarelas para pedestres são colocadas em pontos estratégicos para dar mais segurança para moradores que precisam atravessar as vias e evitar acidentes;
2 Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros, com funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana – a concessionária informou que estudos de tráfego estão sendo realizados para que sejam feitas as definições de quais cidades vão receber as obras.
34 passagens de fauna, entre outras obras – serão implantadas de norte a sul da BR-101, foram definidas com base em estudos técnicos realizados por empresas de consultoria especializada e validadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os pontos são definidos de acordo com o avanço das duplicações.
41,1 km de faixas adicionais – entre Mucuri (BA) e Linhares (ES);
33,6 km de vias marginais;
Contornos urbanos de Ibiraçu (4,2 km) e Fundão (11,4 km);
39 retornos em nível;
75 novos pontos de ônibus;
167 câmeras de CFTV na Rodovia;
MUDANÇAS NO PEDÁGIO
Assim que o contrato for assinado, os motociclistas terão isenção de pedágio em todas as praças. Além disso, usuários que utilizam pagamento automático, por meio de tags, terão desconto de 5%. As tarifas também serão reajustadas de acordo com a entrega de obras dos trechos. Ainda de acordo com Amorim, o contrato foi estabelecido em dois momentos diferentes: um para os três primeiros anos e o restante dos 21 anos.