A Mercedes-Benz do Brasil aproveita a integração de caminhão elétrico o portfólio de veículos da marca para também contribuir com a descarbonização da fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Dois eActros 400 da primeira geração passaram a ser responsáveis pelo transporte interno de materiais nas áreas de produção de motores e de eixos.
Seminovos, os veículos chegaram por aqui emprestados pela Daimler Truck, que também os utilizava na logística interna da fábrica de Wörth am Rhein, na Alemanha. Para iniciar operação em São Bernardo do Campo, passaram por adequações técnicas a fim de atender às características da unidade brasileira.
“Essa iniciativa representa o compromisso da nossa empresa em fortalecer o conhecimento em mobilidade elétrica e o interesse contínuo em aprender e evoluir com soluções sustentáveis”, resume em nota Erica Daumichen, vice-presidente de Operações de Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil.
A executiva conta que antes de iniciar a operação com os veículos na fábrica ocorreu planejamento e colaboração entre diversas áreas, além de negociação com a Alemanha até o desembarque no porto de Santos (SP).
Os caminhões acumularão por volta de 600 viagens mensais, 30 por dia, em média. Pelos cálculos da empresa, a fábrica deixará de emitir em torno 17 toneladas de CO2/ano na atmosfera. “Outro ponto muito importante é a redução de custos da operação, tanto no que se refere ao consumo de energia na recarga das baterias em relação ao consumo de diesel, quanto em manutenção dos veículos”, observa Daumichen.