Quase 20 anos após o início das obras, a Ferrovia Transnordestina recebeu autorização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para o início dos testes operacionais de transporte de cargas. Os trechos contemplados são os que ligam Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE). A deliberação foi na quarta-feira (8) durante a reunião de diretoria da autarquia.
O relator, diretor Lucas Asfor, explicou que a Sufer (Superintendência de Transporte Ferroviário), da ANTT, inspecionou o trecho entre os dias 22 e 27 de setembro e apontou algumas restrições e recomendações, especialmente em passagens em nível – pontos onde a ferrovia cruza ruas ou estradas no mesmo nível, exigindo sinalização e dispositivos de segurança para evitar acidentes.
“A Nota Técnica ANTT 9.534 indicou que as condições da ferrovia atendem aos requisitos formativos, exceto por algumas situações pontuais que dependem de adequações para cumprir as condições mínimas previstas na instrução Sufer ANTT nº 1/2018. Esses pontos se concentram, principalmente, nas passagens em nível provisórias e clandestinas existentes no trecho a ser autorizado”, afirmou Asfor.
No entanto, o trecho operacional dos testes da ferrovia será até a cidade de Missão Velha (CE), próxima à divisa com o estado de Pernambuco. O trecho entre Missão Velha e o porto de Pecém está em obras que só devem estar concluídas em 2027.
O relatório do diretor Lucas Asfor estabeleceu algumas condicionantes para o comissionamento. A concessionária deverá operar em velocidades restritas, não superiores a 60% da VMA (Velocidade Máxima do Projeto) nos trechos onde foram identificadas as pendências apontadas na respectiva nota técnica.
Além disso, a concessionária fica obrigada a apresentar, em até 10 dias após a publicação da autorização de tráfego em regime de comissionamento, as VMAS restritas a serem adotadas em cada quilômetro, considerando os critérios de segurança e operação para avaliação da ITP (Inspeção Técnica Periódica).
O relator também destacou que, caso a concessionária pretenda promover algum aumento da velocidade máxima de operação, seja durante o período de comissionamento ou após seu término, deverá submeter previamente à análise da ANTT, detalhando várias informações.
Para a TLSA (Transnordestina Logística S.A), concessionária responsável pelo projeto, esta fase de testes é crucial para avaliar a infraestrutura, o material rodante e os fluxos de carga, preparando a ferrovia para operar plenamente. A previsão é que a linha chegue ao Porto do Pecém em 2027, ampliando a competitividade logística e conectando o Nordeste de forma competitiva.