Uma concessionária da Volvo instalada em Itu (SP), controlada pelo grupo Lapônia, se tornou a primeira unidade da rede de distribuidores da marca a conquistar a certificação Aterro Zero na América Latina.
Isso significa que todos os resíduos gerados pela concessionária são destinados de forma ambientalmente correta, sem enviar para aterros sanitários. Os resíduos são reduzidos, reutilizados, reciclados, coprocessados ou outros destinos sustentáveis.
Com isso, concessionária deixou de destinar 270 toneladas de resíduos por ano aos aterros sanitários.
Para conseguir a certificação, a concessionária eu fiz umprecisou comprovar que possui um sistema eficiente de gerenciamento e destinação de resíduos, com indicadores, processos e auditorias.
Concessionária da Volvo tem foco em ações sustentáveis
“Esse resultado pode ser atribuído ao bom planejamento, aliado ao direcionamento da área de Meio Ambiente da Volvo. Criamos um manual Aterro Zero, baseado no gerenciamento de resíduos integrado aos nossos bancos de dados e criamos disciplina nas equipes para seguir as boas práticas”, disse, em nota, o coordenador de sustentabilidade da Lapônia, Márcio Pilla Guimarães.
Além da certificação Aterro Zero, a concessionária também tem diversas iniciativas sustentáveis, como uso de energia renovável, ISO 9001, ISO 14001 e certificação nível bronze da Volvo, que atesta a aplicação dos mesmos conceitos de manufatura enxuta que a Volvo aplica em suas fábricas.
A fábrica da Volvo em Curitiba (PR) é Aterro Zero desde 2008, sendo uma das pioneiras da marca no mundo a alcançar este feito. Desde então, mais de 50 mil toneladas de resíduos foram encaminhadas para a destinação correta.