A previsão oficial, pelo menos por enquanto, é de que ela esteja nas concessionárias brasileiras somente no começo do ano que vem. Mas a RAM Dakota acaba ter sua produção iniciada no complexo industrial da Stellantis em Córdoba, Argentina, e as primeiras unidades, por certo, abastecerão o mercado local.
A montadora, porém, não esconde que a produção de uma picape grande no país vizinho visa sobretudo as exportações, em especial para o maior mercado da região, o Brasil.
Aqui a RAM já vendeu 20,5 mil picapes nos primeiros nove meses de 2025, a grande maioria, 17,6 mil, da Rampage, único modelo da marca fabricado na América do Sul.
A Rampage sai da linha de montagem de Goiana, PE, onde também é fabricada a Fiat Toro, que só não compartilha com a Rampage alguns poucos equipamentos e acabamentos internos e, claro, o desenho dianteiro e traseiro da carroceria.
A Stellantis está seguindo rigorosomente a mesma fórmula no caso da Dakota. No primeiro semestre deste ano, Córdoba passou a produzir a Titano, picape Fiat que igualmente é vendida aqui e que compartilha quase tudo com o novo modelo da RAM — da planta argentina também sai o sedã Fiat Cronos.
Segundo a montadora, a produção da Dakota na Argentina “consolida o Polo de Córdoba como um hub estratégico na produção de picapes para a região”.
Para isso, desde o ano passado a unidade tem sido destino de ciclo de investimento de US$ 385 milhões em atualização tecnológica e desenvolvimento de novos produtos.
Até mesmo o novo motor que equipa da Dakota: o Multijet turbodiesel 2.2 litros de 200 cv, não por coincidência utilizado na própria Titano e em outros veículos comerciais das marcas da Stellantis vendidos na região, e que será fabricado localmente a partir dce 2027.
“O lançamento da Ram Dakota é um exemplo de como a integração local impulsiona a competitividade regional”, destaca Herlander Zola, Presidente da Stellantis para a América do Sul.
A RAM já apresentou na Argentina a versão Warlock, 4×4, opção com maior vocação para o off-road, afirma a marca. A versão exibe farois e lanternas em LED, faróis de neblina, rodas de liga-leve de 17 polegadas negras, pneus de uso misto, estribos laterais e santântonio na caçamba que comporta 1.200 litros de carga.
Internamente, bancos dianteiros elétricos, quadro de instrumentos digital e central multimídia de 12,3” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, console central elevado, com carregador por indução para celular. A Dakota terá seis airbags e , segundo a RAM, “ampla oferta de equipamentos para condução semiautônoma”.