Com alta nos custos de energia, empresas recorrem à locação de geradores a diesel

A alta nos custos de energia elétrica e a crescente instabilidade no fornecimento, especialmente em períodos de estiagem prolongada e aumento de consumo no verão, têm levado empresas de diferentes setores a adotar novas estratégias de eficiência operacional.

Uma delas é a locação de geradores a diesel, que garante a continuidade das operações em momentos críticos e reduz impactos financeiros em comparação à compra direta do equipamento.

De 2010 a 2024, as tarifas de energia elétrica no Brasil aumentaram 177%, enquanto a inflação acumulada no mesmo período foi de 122% – um reajuste real de 45% acima da inflação, segundo dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

Somado a isso, o consumo de energia elétrica no país deve crescer em média 3,4% ao ano até 2034, conforme aponta o Cenário Referência do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2034), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), colocando ainda mais pressão sobre o sistema.

“Mais do que um equipamento reserva, o gerador a diesel tornou-se parte da estratégia de eficiência operacional das empresas”, explica Guilherme Boog, diretor presidente da Loxam Brasil.

“Ele garante não apenas o funcionamento contínuo, mas também maior previsibilidade nos custos”, aponta.

O especialista reforça que os geradores a diesel também são uma importante ferramenta estratégica frente ao aumento expressivo da frequência e da intensidade de catástrofes naturais.

“Nesses casos, o resultado mais visível e imediato é a interrupção no fornecimento de eletricidade, por dias ou semanas muitas vezes, gerando efeitos em cadeia sobre serviços essenciais, empresas e comunidades “, alerta Boog.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias