A companhia Vale confirmou nessa segunda-feira (13) ao A Notícia que oferecerá uma segunda viagem diária do trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) nos meses de alta temporada. As especulações sobre o lançamento desse horário adicional já circulam há alguns meses em Minas Gerais e no Espírito Santo, estados atendidos pela linha férrea, pois a própria Vale admite que ela está prevista no contrato de concessão da ferrovia assinado junto ao governo federal. No entanto, quando questionada sobre o dia de início da viagem extra e os horários de partida e de parada dos trens nas estações, a companhia afirmou que “o horário e o formato da operação ainda estão em fase de definição”.
Atualmente, o trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas possui uma viagem diária em cada sentido. Rigorosamente às 7 horas, parte uma composição da Estação Central de Belo Horizonte e outro da Estação Pedro Nolasco, em Cariacica, na Grande Vitória. O percurso completo dura cerca de 13 horas e meia, passando por deslumbrantes trechos de montanhas e de vales. O trem de passageiros conta com as classes Executiva, Econômica e para deficientes, e carros de restaurante e lanchonete. Esse é o único trem de passageiros do Brasil a ligar diariamente duas capitais estaduais.
No Médio Piracicaba, a Estrada de Ferro Vitória a Minas possui as estações de Itabira (esta em ramal da linha principal), Desembargador Drumond (Nova Era), João Monlevade, Rio Piracicaba e Dois Irmãos (Barão de Cocais, atendendo também a Santa Bárbara). Em João Monlevade, o trem que sai de Belo Horizonte tem chegada programada para as 9h52, partindo três minutos depois com destino ao Espírito Santo. Já a composição que faz o sentido oposto chega à estação monlevadense às 17h05. A estação de João Monlevade fica na extremidade final da rua Piracicaba, no bairro Centro Industrial.