Transporte ferroviário de açúcar é pioneiro no país em compensação de carbono

Em setembro, a VLI e a Tereos realizaram a 1ª operação ferroviária de transporte de açúcar com compensação de carbono do país.

A movimentação da carga sobre trilhos ocorreu entre o Terminal Integrador Guará (SP) e o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio mesquita (Tiplam), na Baixada Santista (SP).

“Com essa operação, a parceria inaugura um novo capítulo ao aumentar os ganhos ambientais do transporte de açúcar sobre trilhos, que já possui um caráter sustentável por natureza, uma vez que o modal ferroviário emite um sexto de carbono por tonelada transportada se comparado ao modal rodoviário”, comenta Danny Marchesi, gerente-geral de sustentabilidade e comunicação da VLI.

“Essa operação é um importante marco para o setor sucroenergético e reforça nosso compromisso com soluções logísticas inovadoras e sustentáveis, que aliam eficiência operacional à responsabilidade ambiental”, completa Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos.

A VLI ingressou no mercado de créditos de carbono em 2023, por meio do SemC (Sem Carbono), iniciativa desenvolvida a partir dos programas de intraempreendedorismo da companhia.

“Iniciamos as operações de compensação de carbono com o transporte de combustíveis e, agora, conseguimos escalar para outro segmento de grande importância”, afirma João Carlos Apolônio de Souza, gerente comercial de açúcar da VLI e um dos idealizadores do SemC.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias