Campo de Bacalhau inicia produção no pré-sal com potencial de 1 bilhão de barris

O Campo de Bacalhau, localizado na Bacia de Santos, iniciou sua produção de petróleo e se consolida como um dos principais projetos do pré-sal brasileiro. Operado pela Equinor, em parceria com ExxonMobil, Petrogal Brasil (JV Galp|Sinopec) e PPSA (Pré-Sal Petróleo S.A.), estatal vinculada ao MME (Ministério de Minas e Energia), o campo deve atingir 220 mil barris por dia.

Com reservas recuperáveis estimadas em mais de um bilhão de barris de óleo equivalente, o projeto reafirma a atratividade do pré-sal e a capacidade do Brasil de operar com alta tecnologia e baixo impacto ambiental. A unidade flutuante de produção FPSO (Floating Production Storage and Offloading) Bacalhau é uma das mais modernas do mundo, equipada com turbinas a gás de ciclo combinado que reduzem em 50% a intensidade média de carbono por barril produzido.

O Campo de Bacalhau é o primeiro do regime de partilha de produção no Brasil a contar com um FPSO operado por uma empresa estrangeira, o que reforça a cooperação entre operadoras nacionais e internacionais. A PPSA é responsável pela gestão do contrato de partilha, garantindo que os recursos retornem à União.

Com investimentos estimados em US$ 8 bilhões, o projeto integra o programa Potencializa E&P (Exploração e Produção), do MME, que busca ampliar a eficiência e atratividade dos investimentos no setor de óleo e gás.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias