Aliança Público-Privada pela Infraestrutura e Logística Integrada apresenta, na CNT, plano estratégico para o Espírito Santo

O Sistema Transporte recebeu, nessa sexta-feira (17), o secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Rogério Salume, para apresentar o projeto logístico Parklog ES, que busca transformar a infraestrutura do estado. Participaram do encontro o diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza, e o diretor adjunto nacional do SEST SENAT e líder do projeto Transporte e a COP30, Vinicius Ladeira, na sede do Sistema, em Brasília.

O Parklog ES é uma plataforma logística de padrão internacional localizada próxima à Região Metropolitana da Grande Vitória (ES). O projeto integra um complexo logístico que envolve dez municípios e conta com três portos, três aeroportos, Zona de Processamento de Exportação e benefícios fiscais e tributários da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste).

Durante o encontro, Valter Souza ressaltou a importância de avançar na multimodalidade, estimulando o uso equilibrado dos diferentes modais de transporte. “O fortalecimento da multimodalidade é essencial. Projetos como o Parklog ES mostram que a integração entre rodovias, ferrovias e portos é o caminho para reduzir custos, ampliar a competitividade e garantir maior eficiência operacional ao transporte brasileiro”, destacou.

Já o diretor Vinicius Ladeira destacou que o Sistema Transporte tem participado ativamente das discussões sobre sustentabilidade e inovação no setor, em preparação para a COP30, a ser realizada em novembro, em Belém (PA).

“O Sistema Transporte está comprometido em apresentar soluções concretas para a descarbonização e para o aumento da eficiência logística. Nosso espaço estratégico na COP30 demonstrará como o setor vem contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a transição energética no transporte”, afirmou.

A reunião também contou com a presença da superintendente da Fetransportes (Federação das Empresas de Transportes do Estado do Espírito Santo), Simone Garcia, que representou a Federação. “A integração entre governo, entidades e empresas é essencial para que a logística avance de forma estruturada e sustentável”, afirmou. A Fetransportes é membro da Aliança Público-Privada pela Infraestrutura e Logística Integrada, que apresenta o Parklog ES.

Detalhes sobre o Parklog ES

Durante a apresentação, o secretário Rogério Salume detalhou as frentes de atuação do Parklog ES, que busca consolidar o Espírito Santo como polo logístico integrado do Sudeste. Para alavancar a integração entre portos, ferrovias e indústrias, o plano propõe a criação de um corredor multimodal que conecta as malhas FCA (Ferrovia Centro-Atlântica) e EFVM (Estrada de Ferro Vitória a Minas) aos portos capixabas.

Rogério Salume apresentou também os principais projetos estruturantes da iniciativa, como a Variante Itabira–Santa Luzia, de aproximadamente 99 km e investimento estimado em R$ 1,97 bilhão, considerada o projeto-âncora do Parklog ES. Além dela, foram apontados os chamados quick wins, entregas de curto prazo que incluem o Ramal EFVM-Piraqueaçu, a criação do CTC/CCO (Centro de Controle Operacional) e melhorias na governança logística.

A estratégia prevê ainda um modelo de governança interfederativa com a participação dos governos de Minas Gerais e do Espírito Santo e da União, reforçando o alinhamento político e regulatório necessário para a execução das obras. Entre as prioridades destacadas, estão a adesão do ParkLog ES ao PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) e ao PSTF (Plano Setorial de Transporte Ferroviário).

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias