
Com vendas estáveis este ano, a Ram Rampage completou 50 mil unidades comercializadas no mercado brasileiro desde o seu lançamento em junho de 2023.
Oferecida localmente em quatro versões — Big Horn, Rebel, Laramie e R/T —, a picape da marca estadunidense — a primeira desenvolvida e produzida fora da América do Norte — emplacou de janeiro a setembro total de 17,6 mil unidades, volume similar ao do mesmo período de 2024.
Com esse desempenho, ela superou a Chevrolet Montana, cujas vendas caíram 27% este ano, com 15,6 mil emplacamentos de janeiro a setembro, contra os 20,2 mil do mesmo período de 2024.
Passou a ser a 5ª colocada no ranking das picapes médias e grandes da Fenabrave, enquanto a tradicional picape da GM caiu do 4º lugar em 2024 para o 6º este ano. Também da GM, a S10 subiu da 5ª para a 4ª posição no comparativo interanual.
No ranking das médias/grandes, a participação do modelo da Ram teve pequena elevação de 8,9% para 9,2%, enquanto a da Montana caiu de 10,3% para apenas 8,1% e a da S10 subiu de 9,7% para 11,2
Segundo dados da Fenabrave, o segmento de picapes médias e grandes teve vendas reduzidas em 2,7% este ano, de 197,1 mil unidades para 191,8 mil no acumulado dos primeiros nove meses frente ao mesmo período de 2024.
A Toyota Hilux é líder este ano, com 36,1 mil emplacamentos, seguida da Fiat Toro, que teve 35,6 mil licenciamentos e perdeu a primeira posição por conta de apenas 483 unidades. Ford Ranger e Chevrolet S10 (veja tabela abaixo) complementam o Top 4.
O mercado total de picapes só não tem desempenho negativo em 2025 por conta do crescimento de 2,7% na vendas dos modelos compactos.
Juntas, Fiat Strada e VW Saveiro totalizaram 149,6 mil licenciamentos este ano, frente aos 140,5 mil de janeiro a setembro de 2024. Elas têm participação de, respectivamente, 67,7% e 32,3% no segmento das compactas.
No total, foram comercializadas 341,4 mil picapes no Brasil de janeiro a setembro, pequena elevação de 1,1% sobre as 337,6 mil vendidas em idêntico período do ano passado.