
A sueca SSAB disse nesta quarta-feira (22) que o impacto direto das tarifas de aço dos Estados Unidos sobre a empresa tem sido limitado até agora, já que a produção local representa a maior parte de suas vendas no mercado americano.
No entanto, certos produtos especiais, principalmente aço de alta resistência para a indústria automotiva, são exportados dos países nórdicos, acrescentou.
O presidente dos EUA, Donald Trump, estabeleceu uma tarifa de 50% sobre as importações de aço em junho. A SSAB disse que a turbulência desencadeada pelas taxas e outras barreiras comerciais continuou a prejudicar muitos dos mercados de aços especiais da empresa durante o trimestre.
A empresa afirmou em julho que cortaria a produção e o quadro de funcionários, já que muitos clientes adotaram uma postura de cautela em meio à turbulência desencadeada por barreiras comerciais e tarifas.
“O terceiro trimestre foi caracterizado por um mercado cauteloso, em parte devido à demanda sazonalmente fraca”, disse a empresa. “A perspectiva para o quarto trimestre é incerta, uma vez que o mercado na Europa é normalmente afetado por uma certa desaceleração sazonal no final do ano.”
A siderúrgica sueca registrou um lucro líquido no terceiro trimestre de 1,49 bilhão de coroas suecas (US$ 158,1 milhões), ante 1,05 bilhão de coroas no ano anterior, enquanto a receita caiu 5,8%, para 22,96 bilhões de coroas.
Analistas consultados pela FactSet esperavam um lucro líquido de 1,45 bilhão de coroas sobre vendas de 23,5 bilhões de coroas.
Os preços de mercado na América do Norte para chapas grossas caíram um pouco durante o trimestre, e a SSAB disse que realizaria manutenções planejadas tanto na América do Norte quanto na Europa durante o quarto trimestre.
Espera-se que as remessas de aços especiais no quarto trimestre sejam um pouco menores em comparação com o trimestre anterior, com preços estáveis. A expectativa é que as remessas da SSAB Europe sejam maiores, mas com preços mais baixos. Para a SSAB Americas, espera-se que tanto as remessas quanto os preços sejam um pouco menores.
A SSAB disse que os custos de matérias-primas para aços especiais e a SSAB Europe serão um pouco menores no quarto trimestre em comparação com o terceiro trimestre, e estáveis para seus negócios da SSAB Americas.
Espera-se que os custos totais de manutenção do grupo para o ano inteiro sejam de 1,53 bilhão de coroas, o que é um pouco menor em comparação com a previsão anterior de 1,57 bilhão de coroas, relacionado principalmente à SSAB Europe.