Greve paralisa produção da TI Automotive em São José dos Campos

Trabalhadores da fábrica da TI Automotive instalada em São José dos Campos (SP) entraram em greve por tempo indeterminado na quarta-feira, 22. A manifestação ocorre em função de um possível fechamento da unidade que opera com um quadro formado por 300 funcionários.

Com a medida, a produção de componentes da unidade foi interrompida. A TI Automotive produz na unidade linhas de freio e ar-condicionado, sistemas de combustível, de gerenciamentos térmico e componentes plásticos moldados.

O sindicato local dos metalúrgicos afirma que há indícios de fechamento da fábrica desde que a empresa foi adquirida pelo grupo canadense ABC Technologies, que inclusive iniciou a construção de uma outra fábrica no Paraná.

Na segunda-feira, 21, a empresa enviou uma carta ao sindicato na qual relatou que “vem enfrentando redução gradativa de produção. Seja por redução no volume de venda e ou por falta de novos projetos de clientes”. Disse também que há incertezas sobre o quadro de trabalhadores a partir de março de 2026.

“O clima permanece tenso na fábrica. Mesmo após as reuniões que fizemos, as incertezas sobre o futuro permanecem. Esperamos que a TI atenda às reivindicações. Enquanto não houver compromisso formal, a greve seguirá por tempo indeterminado”, disse Renato Almeida, representante da entidade de classe.

Sindicato reivindica Plano de Demissão Voluntária

Dentre os pleitos da categoria estão Plano de Demissão Voluntária (PDV) com indenização, manutenção do convênio médico, estabilidade no emprego e garantia da continuidade das atividades e manutenção dos postos de trabalho.

Uma reunião entre o sindicato e a empresa está agendada para acontecer na tarde desta terça-feira. A reportagem segue apurando o caso e atualizará esta matéria com mais informações em breve.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias