Do aço ao digital: CNMA debate o futuro da mecanização agrícola

A mecanização agrícola brasileira passa por uma curva de inovação acelerada: esse será o tema central da mesa-redonda ‘Mecanização agro brasileira – do aço ao digital!’, encerrando o primeiro dia do 10º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), que começa hoje, 22 de outubro, e vai até o dia 23, no Transamérica Expo Center, São Paulo.

Com mais de 3 mil participantes esperados, o evento trará especialistas para discutir como tecnologias como agricultura de precisão, sensoriamento remoto, big data e inteligência artificial vêm impulsionando produtividade, eficiência e sustentabilidade no campo.

No debate, estarão presentes Estela Dias (John Deere), Paola Campiello (ConectarAGRO/CNH Industrial), Jéssica Marinho Costalonga (Jacto) e Nicole Stapelbroek Trennepohl (Stara Financeira), com mediação de Elvis Fusco, da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia.

Entre as vantagens destacadas estão a redução de custos, ganho de produtividade e uso mais racional dos insumos. Porém, obstáculos como conectividade limitada no campo e escassez de mão de obra especializada ainda configuram grandes desafios.

Especialistas projetam que, até 2035, o uso de máquinas autônomas e sistemas inteligentes será cada vez mais comum, com tratores e colhedeiras capazes de operar praticamente sem intervenção humana. A expectativa é que o agro nacional se transforme em um setor ainda mais orientado por dados, preditivo e sustentável — um futuro que começa agora.

Maria Paula Maia integra programação da Casa Mulher do Agro

Além de todos os convidados e palestras no salão principal, o CNMA reserva espaços para que as mulheres congressistas possam se reunir e falar de outro assuntos como moda, gastronomia, bem-estar, arte, beleza e carreira. Assim, a Casa Mulher do Agro (espaço para experiências e mini talks, com capacidade para 50 mulheres) abrigará speeches de 30 minutos, realizados nos intervalos da programação principal do congresso.

E entre as convidadas palestrantes estão Maria Paula Maia, empresária e competidora dos Três Tambores e Suellen Jacobsen, proprietária da Foal Western, falando do tema Moda & Feminilidade no Agro, dia 23, às 13h. O CNMA celebra 10 edições de protagonismo feminino, conectando histórias, ideias e transformações no maior congresso global de mulheres do agronegócio.

Veja como participar clicando aqui. O Transamérica Expo Center fica na Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo/SP. Outras informações: @congressodasmulheresdoagro.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias