A Ferrovia Transnordestina realiza nesta sexta-feira (24), sua primeira viagem oficial conectando os municípios de Bela Vista do Piauí e Iguatu, este último no Centro-Sul do Ceará. O trajeto inaugural, com 585 quilômetros de extensão, será percorrido em aproximadamente 20 horas, transportando uma carga de milho em um comboio formado por duas locomotivas e 20 vagões.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, acompanhará a partida da composição em Bela Vista, ao lado do chefe do Poder Executivo do Piauí, Rafael Fonteles, em um gesto simbólico que reafirma a integração e cooperação entre os dois estados. Com 78% das obras concluídas, a Transnordestina já recebeu mais de R$ 7 bilhões em investimentos, de um total previsto de R$ 15 bilhões, configurando-se como o maior projeto logístico em execução no Brasil.
Integração econômica e desenvolvimento regional
Quando concluída, a ferrovia contará com 1.206 quilômetros de extensão, ligando Eliseu Martins (PI) aos portos do Pecém (CE) e de Suape (PE). O empreendimento promete revolucionar o escoamento da produção agrícola e mineral de diversos estados das regiões Norte e Nordeste, ao conectar os principais polos produtivos a dois dos mais estratégicos portos marítimos do País.
O início das operações foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na modalidade de transporte comissionado. Paralelamente, uma série de obras complementares vêm sendo executadas, principalmente no interior cearense, para consolidar toda uma infraestrutura de apoio à ferrovia.
Obras estruturantes e terminais multimodais
Entre Iguatu e o Porto do Pecém, seguem em andamento os lotes 4, 5, 6, 7, 8 e 11, totalizando 286 quilômetros de extensão. Em Quixeramobim, o Terminal Multimodal e Multipropósito de Cargas José Dias de Macêdo já está em obras, e representa um investimento de R$ 1 bilhão. Já o TUP Nelog, na região do Pecém, deverá iniciar sua construção nos próximos meses.
Nesta fase inicial, a Ferrovia Transnordestina será destinada ao transporte de produtos agrícolas, como milho e soja, mas sua estrutura foi concebida para atender a diferentes tipos de carga, desde minerais até produtos industrializados, de acordo com as demandas regionais.
Mais do que um investimento em infraestrutura, a Transnordestina simboliza uma via de desenvolvimento e integração econômica relevante, destinada a impulsionar o futuro logístico das regiões Norte e Nordeste. Além de fortalecer sua posição estratégica no comércio nacional e internacional, devido à ligação com os portos do Pecém e Suape.